Imprimir

Notícias / Economia

Valor fixo de ICMS vale para maquinários adquiridos até 31

Da Redação -Vanessa Alves

Conforme previsto do Convênio Federal 52/1991, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Groso (Famato) juntamente com a Secretária de Fazendo (Sefaz-MT) conseguiu restabelecer uma alíquota de 1,5% para o ICMS de máquinas e implementos agrícolas.

Porém, os produtores rurais devem ficar atentos, pois a fiscalização continua cobrando o percentual de 5,6%, talvez seria por falta de alinhamento entre a Secretária e os fiscais. A Famato orienta para os produtores que estiverem com maquinários apreendidos que realizem o Termo de Fiel Depositário, com base na legislação estadual (RICMS) e solicitem à Sefaz-MT o prazo de 30 dias para a regularização do impasse.

Boi gordo se valoriza na última semana em Mato Grosso com reação dos preços

Esse decreto foi publicado no Diário Oficial em caráter excepcional, como garantia de que as negociações continuem. Esse decreto está valendo para as aquisições efetuadas no período de 4 de junho de 2012 a 31 de agosto, cujo entregas efetivas dos bens ocorram até 31 de outubro de 2012.

Para solicitar o prazo junto a Sefaz é preciso fazer o seguinte processo:

Entrar no site: www.sefaz.mt.gov.br , escolher no Menu Serviços a opção “e-process” (lateral esqueda da página);
Selecione a opção “baixar modelos”, “ICMS – Revisão de Lançamento (artigo 570-a ao Art.570 j do RICMS/MT)
Preencha o tipo de processo “termo de apreensão e depósito (TAD)”. Na defesa coloque os argumentos apresentados neste comunicado e os os que julgarem necessários.

Para mais informação, consulte a analista tributária no Nucleo Técnico da Famato, Priscila Couto, pelo telefone (65) 81169147 e 3928-4561 ou pelo e-mail priscilacouto@famato.org.br

Com informação ascom Famato
Imprimir