Imprimir

Notícias / Capacitação

Senar prepara treinamentos de drones em parceria com Horus e XMobots

Da Redação

Para o próximo ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) ofertará novos treinamentos para capacitar profissionais que irão trabalhar na operação de drones e veículos aéreos não tripulados (VANT). Técnicos da instituição, em parceria com profissionais da Horus Aeronaves, empresa especializada em desenvolvimento de imagens aéreas, já estão trabalhando na formatação dos novos cursos.

Leia mais:
Expo Varejo desperta interesse de comprador chinês

E as aulas práticas que serão realizadas com os equipamentos mais modernos do mercado brasileiro estão garantidas, graças a uma parceria com a XMobots, empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de aeronaves remotamente pilotadas. "Vamos ceder dois equipamentos Arator 5B para serem utilizados nas aulas práticas", conta a representante da empresa XMobots, Tathiana Miloso. Ela acrescenta ainda que a empresa tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voar acima de 120 metros.

Fundada em 2007 por engenheiros, mestrandos e doutorandos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a XMobots tem como objetivo dominar tecnologicamente a cadeia de desenvolvimento e fabricação de sistemas não tripulados. Tathiana ressalta ainda que, esta parceria é fundamental para definir o futuro do setor e torná-lo cada vez mais profissional. "É uma área nova e precisamos de operadores capacitados. O SENAR é uma instituição renomada, quando o assunto é capacitação e o setor precisa investir na profissionalização. Sendo assim, nesta parceria todos ganham".

Ela conta ainda que a empresa tem sede no polo aeronáutico de São Carlos (SP) e é reconhecida como um dos principais núcleos de inovação tecnológica do Brasil. "Nossa infraestrutura é composta por fábrica, setor de controle de qualidade, laboratório de engenharia e uma equipe de profissionais qualificados. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento é contínuo e temos certeza que esta parceria renderá excelentes frutos".

Assim como para Tathiana, para o representante da Horus Aeronave, Fabrício Herts, a parceria com o SENAR-MT é uma via de mão dupla. "A instituição tem muito a ver com o nosso negócio e vai nos ajudar a difundir informações e conhecimento. Juntos formataremos novos treinamentos que vão capacitar os profissionais para operar os novos equipamentos que estão chegando no mercado".

Herts também destaca que o setor é novo e que ainda necessita muito de profissionalização. Ele conta que a Horus foi fundada em 2010, quando três estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina começaram a participar de um projeto de pesquisa com drones.

Com sede em Florianópolis (SC), a empresa conta em sua planta com a fábrica, setor de desenvolvimento, administração e assistência técnica. Já o escritório comercial e assistência técnica estão em Piracicaba (SP). "Nosso constante aprimoramento e busca por novos resultados geraram um know-how tanto na área de prestação de serviços com drones, quanto em desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para o processamento automatizado das imagens. Dessa maneira, atuamos fortemente no Agronegócio".
 
Treinamentos

Nos últimos dois anos, o SENAR-MT capacitou cerca de 300 pessoas para atuar no setor de drones. Para os próximos quatro meses estão previstos mais quatro treinamentos de operação de veículo aéreo não tripulado (VANTs/Drones). Confira a programação abaixo:

22 –  Outubro - Campo Verde
09 – Novembro – Pedra Preta
04 – Dezembro – Porto dos Gaúchos
Imprimir