Imprimir

Notícias / Agronegócio

Camarões exporta menos café robusta até outubro

G1

 Camarões exportou 28.771 toneladas de café robusta entre dezembro do ano passado e outubro de 2012, informou nesta segunda-feira o Conselho Inter-profissional de Cacau e Café do país (CCIB, na sigla em inglês). O volume é 0,88% menor ante as 29.027 toneladas embarcadas em igual período do ciclo passado. A safra de café robusta em Camarões se estende, oficialmente, de dezembro a novembro do ano seguinte.

Com relação ao café arábica, as vendas externas da nação africana totalizaram 55 toneladas em outubro, primeiro mês do ciclo do produto, que vai até setembro do ano seguinte. Estimativas preliminares indicam que as exportações de Camarões no ciclo 2011/12, recém encerrado, somaram 3.840 toneladas de arábica, acima das 1.156 toneladas de 2010/11.

A produção do país caiu nos últimos anos por conta da migração de agricultores para outras culturas, que dão maior retorno. No entanto, o governo criou um programa de apoio financeiro e técnico para elevar a produção anual da variedade arábica, para 25 mil toneladas por ano até 2020. Os detalhes do plano ainda não foram divulgados. As informações são da Dow Jones.
Imprimir