Imprimir

Notícias / Pecuária

​Primeira etapa vacinação contra febre aftosa termina esta semana

Da Redação - Vinicius Mendes

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2018 termina na sexta-feira (15.06), em Mato Grosso. O produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, com exceção das propriedades localizadas no baixo Pantanal. Etapa foi prorrogada até este mês.
 
Leia mais:
Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada; distribuição foi afetada pela greve
 
A primeira etapa de 2018 terminaria oficialmente no dia 31 de maio, porém foi prorrogada para até o dia 15 de junho, em razão da paralisação dos caminhoneiros, o que comprometeu a logística da distribuição de vacinas, conforme a Portaria nº 054/2018, publicada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT),
 
Até a última segunda-feira (11), 84,5% das propriedades haviam comunicado a vacinação nos escritórios do Indea, o que representa 83,2% do rebanho a ser vacinado nesta etapa.
 
Após a imunização do rebanho, o produtor deve fazer a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo, juntamente da Nota Fiscal da compra das vacinas e apresentar no Indea do seu município, até o dia 20 de junho.

Além da relação de bovinos e bubalinos é necessário apresentar ao Indea a quantidade de outros animais existentes na propriedade como aves, carneiros, cabritos, cavalos, burros, jumentos, porcos, peixes, cães e gatos.
 
A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.
 
Imprimir