A construção de 27 Centros de Triagem e Transbordo (CTT), usinas de compostagem, incineração e cremação de animais, deverá gerar quase cinco mil empregos em Mato Grosso a partir de 2018. As vagas serão oferecidas pela ONG Confederação do Elo Social Brasil (CESB), sendo 331 delas destinadas ao trabalho na instituição e outras 4.560 à oficinas do Grupo Iner e cooperativas parceiras. Os salários variam de cinco (R$ 4685) a 20 salários mínimos (R$ 18.740,00), de acordo com a ONG.
Leia mais:
Gerente da Ambev em Cuiabá conta como saiu da faxina e chegou ao atual cargo; multinacional tem 27 vagas em MT
Advogados, psicólogos, assistentes sociais, administradores, estão entre as formações que serão contratadas para atuar em diversas cidades do Estado a partir de 2018. Os candidatos passarão por uma triagem e um treinamento obrigatório, que os capacitarão para as funções exigidas. Na sexta-feira (10) acontece a primeira etapa do treinamento para parte da diretoria já selecionada.
Em cada Estado, um representante do órgão visitará terrenos para a construção dos Centros e, em áreas de risco social, um prédio do Elo Social que oferecerá à população serviços de psicologia, assistência social, e advocacia, além de promover cursos de formação profissional. "Vamos dar ao lixo o tratamento adequado e transformá-lo em riqueza para Mato Grosso com o programa "Lixo Zero Social 10"", afirma o presidente da Confederação, Jomateleno dos Santos Teixeira.
A ONG, voltada a combater a desigualdade social, dará posse a diretores estaduais e regionais no Estado, onde vai apresentar o projeto de construção dos CTTS, que deverão solucionar o problema do lixo na região. Teixeira explica que a Confederação está instalando suas regionais em todo o país e que este é o primeiro passo para que cada Estado tenha usinas e prédios sociais que, além de geração de empregos, deverão oferecer cursos gratuitos a população.
De acordo com a Confederação já foi estabelecida uma parceria com o Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros (Sindetap) nessas ações, uma prova de que a sociedade civil organizada pode dar soluções a problemas que os poderes municipais e estaduais não dão conta sozinhos. "Os CTTs serão uma revolução na cultura do lixo no Brasil, transformando o lixo em luxo", diz. Ele reforça que a proposta é acabar com os lixões e "aquelas cenas dramáticas de crianças buscando alimentos em meio ao lixo”.
No próximo dia 09/11 haverá um seminário de lançamento do Sistema INER em Mato Grosso, onde será apresentada a proposta que deverá por fiam aos lixões. Estarão presentes os empresários do setor e prefeitos dos municípios que fazem parte do Sistema INER.
Como funciona
A equipe técnica da Confederação agrupou os municípios matogrossenses em regionais com até cem mil habitantes que atuarão em consórcios. Assim, um CTT atenderá o grupo de municípios com cem mil habitantes e cada CTT estará preparado para receber 100 toneladas de lixo diárias. "Cada pessoa produz, em média, 1 quilo de lixo por dia. As Usinas receberão todo esse lixo, triará as riquezas, deixando o lixo para se tornar novamente matéria prima para compostagem", explica Jomateleno.
Segundo ele, as Usinas do Grupo Iner tem o diferencial de reciclar e aproveitar 100% do lixo produzido pelo cidadão. "Isto quer dizer que o nosso compromisso com a implantação do Lixo Zero Social 10 é acabar com todos os lixões ilegais e aterros sanitários". Assim, todo o lixo deverá será recolhido, colocando todos os 141 municípios de Mato Grosso em conformidade com a Lei 12.305/10 que cuida da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Serviço:
Local de treinamento: Cuiabá
Dia: 10 de novembro, de 08:h00 as 18:h00 (com intervalo a ser negociado com os participantes)
Endereço: Rua Joaquim Murtinho, 170 – Centro: Mato Grosso Palace Hotel - Salão Ype
Sds: Osvaldo – Diretor - SNDT 200/MT
Local do seminário de empresários: Cuiabá.
Dia: 09 de novembro, de 09h00 as 12h00
Endereço: Rua Joaquim Murtinho, 170 – Centro: Mato Grosso Palace Hotel - Salão Ype
Sds: Osvaldo – Diretor - SNDT 200/MT
Mais informações também podem ser obtidas por meio da página no facebook:
https://www.facebook.com/Sindetap-Mato-Grosso-233279917016649/