Imprimir

Notícias / Agronegócio

Na Espanha, Novacki destaca sintonia com ministra para ampliar mercado de exportação de frutas

Da Redação - André Garcia Santana

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, avaliou como de extrema produtividade a reunião realizada  juntamente com a ministra Agricultura, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, Isabel García Tejerina versando sobre a ampliação das exportações de frutas para a Europa.

Leia Mais:
MAPA busca expandir exportação de frutas em Madri; Brasil ocupa 15ª colocação em ranking

Novacki viajou em missão oficial, para Madri, nesta semana,  onde participa da maior feira mundial da fruticultura:  a Fruitattraction. 

Junto com o secretário executivo do Mapa, ela puxou a fita em ato simbólico de abertura do evento, no último dia 17. 

"No momento em que se negocia o acordo Mercosul - União Europeia, essa sintonia é muito importante", frisou ele.

Ele ainda explicou que a  reunião entre os Ministérios da Agricultura do Brasil e da Espanha foi bastante produtiva. "A relação que já é boa, tende a melhorar, gerando literalmente bons frutos.

Dados do Mapa apontam que, embora o cultivo seja de mais de 2 milhões de hectares, o país exporta apenas 2,5% de sua produção. Isto é, o país ocupa a 15ª posição no ranking das exportações mundiais de frutas.  A cadeia produtiva da fruticultura gera mais de 5 milhões de empregos em áreas onde outras atividades de produção de alimentos não seriam viáveis economicamente, como na região do semi-árido nordestino.
Imprimir