Imprimir

Notícias / Agronegócio

Fórum das Cadeias Produtivas trará temas pertinentes ao dia-a-dia no campo na 53ª Expoagro

Da Redação - Viviane Petroli

O Fórum Nacional das Cadeias Produtivas discutirá o dia-a-dia no campo durante a 53ª Expoagro. Essa será a segunda edição do evento que ocorre paralelamente a feira agropecuária em Cuiabá. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, os temas a serem debatidos trarão aos produtores informações e soluções. O Fórum terá entrada gratuita.
 
A segunda edição do Fórum Nacional das Cadeias Produtivas acontecerá em Cuiabá entre os dias 10 e 14 de julho, no Pavilhão de Leilões do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá, paralelo a 53ª Expoagro, que ocorre de 07 a 16 de julho.

Leia mais:
Rodeio terá prova feminina e premiação superior a R$ 30 mil na 53ª Expoagro; campeão leva carro 0km
 
O evento, que envolve palestras e painéis com informações e soluções para o campo, é realizado pelo Sindicado Rural de Cuiabá com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e de instituições do setor agropecuário como Sistema Famato-Senar e Acrimat, e apoio de empresas como a Planutri.
 
"Os temas debatidos durante os dias do Fórum das Cadeias Produtivas vão trazer informações e soluções", pontua o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires.
 
O diretor do Sindicato Rural de Cuiabá, Luiz Carlos Alécio, revela que um dos destaques é a pecuária nesta edição, que contará com diversos temas a serem discutidos e que merecem a atenção dos produtores e autoridades públicas. "Hoje temos um grande problema para manter um fluxo de abates, já que existe um oligopólio de frigoríficos, que provoca a monopolização de preços da carne, remunerando o pecuarista abaixo do ideal, problema que é solucionável com a ampliação da concorrência".
 
Agricultura
 
A agricultura também terá destaque durante o Fórum das Cadeias Produtivas. De acordo com Luiz Alécio, na atividade os destaques dos debates ficaram por conta do armazenamento e da logística.
 
"Hoje temos um déficit de pelo menos 40% de armazenagem para a produção mato-grossense. Até existe crédito subsidiado pelo governo federal por meio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – com juros recentemente reduzidos para 6,5% ao ano, mas cujo acesso é burocrático e, consequentemente lento", diz o diretor do Sindicato Rural.
 
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Ricardo Tomczyk, o Fórum das Cadeias Produtivas no que tange a logística será importante para apontar meios que consigam dar uma resposta para o problema.
 
Programação
 
O Fórum das Cadeias Produtivas ocorrerá de 10 a 14 de julho. No dia 10, entre às 8h30 e 10h30, a programação conta com um painel sobre agronegócio. À tarde a discussão continua às 14h com um painel sobre nutrição, irrigação e silagem. Já às 15h30 haverá uma palestra sobre sistema Integração Lavoura-Pecuária e às 16h30 palestra sobre piscicultura.
 
Entre os dias 11 e 12 de julho o assunto em pauta será a Feira de Genética Animal (Genapec), com uma programação especial dentro do Fórum das Cadeias Produtivas. Já no dia 13 de julho as discussões serão mais uma vez pautadas sobre a agricultura e pecuária. E, no último dia do Fórum das Cadeias Produtivas, em 14 de julho, os participantes debaterão sobre a logística mato-grossense.
Imprimir