Imprimir

Notícias / Agronegócio

Remoção de milho de MT e Goiás para Norte, Nordeste e Sul cresce 32%, aponta Conab

De Brasília - Vinícius Tavares

O fluxo no transporte de milho dos estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) localizados em Mato Grosso e Goiás para as regiões afetadas pela seca (Nordeste, Sul e Norte) aumentou 32% nas duas últimas semanas na comparação com as anteriores. O volume removido foi de cerca de oito mil toneladas/semana, enquanto a média passada estava na faixa das cinco mil toneladas/semana. O cereal será destinado para operações de venda balcão.

Segundo o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo de Araújo Melo, apesar de todas as dificuldades que a empresa vem enfrentando para contratação de frete e de problemas recentes como os bloqueios nas estradas, a quantidade transportada registrou um aumento significativo. “A Conab tem cobrado das empresas que ganharam as licitações que cumpram com os contratos”, destaca Melo.

De acordo com o diretor, a Conab vem buscando meios para equacionar o mercado em articulação com os ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento, dos Transportes, da Fazenda e da Defesa e com os Governos estaduais. Já foram realizados três leilões para contratação de frete e remoção do milho do Centro-Oeste para diversos estados e um novo pregão está marcado para a próxima sexta-feira, 14 de setembro.

“Já enviamos ao alto comando do Ministério da Defesa todas as rotas as quais a Conab utiliza. Estamos aguardando a resposta de qual será a disponibilidade das Forças Armadas para atender a nossa demanda”, informa.
Imprimir