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Na terra do agronegócio, 70% dos carros de ‘luxo’ são vendidos à vista; preços podem superar os R$ 600 mil veja fotos

Da Redação - Viviane Petroli

Ao contrário das marcas populares, as marcas premium de carros tem 70% dos veículos comercializados à vista em Mato Grosso e no Brasil.  Aqueles que desejam um maior conforto ou até mesmo “ostentar” chegam a desembolsar de R$ 180 mil a mais de R$ 600 mil. A perspectiva das concessionárias é que o mercado de carros de luxo em Mato Grosso cresça ainda mais.
 
Hoje, o mercado de carros premium ou de luxo, como alguns preferem chamar, no Brasil está dividido praticamente entre Land Rover e Jaguar, que são da mesma montadora, Audi, BMW, Mercedes e Volvo. Juntas as cinco marcas representam 20% das vendas totais de carro no Brasil, incluindo as marcas populares. Já marcas como Porshe, Ferrari e Lamborghini 1% aproximadamente.

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Apesar da queda nas vendas no país de 15% do mercado de luxo de carros, as concessionárias creem para 2017 um crescimento de 10%, percentual esse acima dos 5% projetados para o mercado em geral.


 
“O mercado premium no Mato Grosso é muito forte por serem veículos altos, de rodados altos. Isso se explica pela qualidade das nossas estradas”, comenta o Manoel Guedes, diretor regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT).
 
Conforme as concessionárias, 70% dos carros premium são vendidos hoje à vista, enquanto em 30% são financiados em média até 36 vezes. Ao se comparar com as marcas populares os percentuais são inversos, ou seja, 70% das vendas são financiadas e 30% à vista.
 
A Land Rover, por exemplo, dentre as marcas premium representa 15% das vendas no Brasil. Já a BMW Brasil cerca de 20%, assim como a Audi e Mercedes, enquanto a Volvo 5% aproximadamente. Ao olhar para o mercado de Mato Grosso a Land Rover tem 30% do mercado de luxo.


 
A explicação para a diferença de percentual da Land Rover de participação no âmbito nacional e mato-grossense, segundo o diretor de marca da Saga Land Rover e Jaguar, Renato Bellotti, se deve “em função do agronegócio e das condições do Estado, o que leva a marca a se transformar em um carro preferencial”. Em Mato Grosso, mais precisamente em Cuiabá, o Grupo Saga está presente com sete marcas: Jaguar, Land Rover, Audi, Nissa, GM (Chevrolet), Ford e Hyundai. No país são 95 concessionárias e 16 marcas.
 
“Em Mato Grosso, as SUVs são as mais procuradas, ao contrário de Estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais onde os sedãs predominam. As mulheres em Mato Grosso inclusive preferem as SUVs. É um tipo de carro que te dá mais segurança, é um carro para estrada, 4x4, é um veículo mais alto”, comenta Bellotti.
 
Perfil
 
Questionado sobre o perfil de pessoas que procuram os chamados veículos de luxo, o diretor de marca da Saga Land Rover e Jaguar, revela que em Mato Grosso existem dois perfis: o de quem procura para utilizar o carro para o trabalho e o de quem compra por “status” e lazer.



“O agronegócio, por exemplo, basicamente vive em função do trabalho dele. Há pessoas que vão todos os dias para a fazenda ou que vão na segunda e voltam na sexta-feira para a cidade. Então, é um setor que precisa do carro”, observa Bellotti.
 
Em termos de idade, pessoas acima de 40 anos são as que mais procuram por veículos premium, diante possuírem uma vida “mais estabilizada”.
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