Imprimir

Notícias / Agricultura Familiar

Ministério da Agricultura destinará kits de irrigação para pequenos produtores em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

Pequenos produtores de Mato Grosso irão receber 835 kits de irrigação no primeiro trimestre de 2017. Os equipamentos são de fabricação israelense e custaram R$ 2,098 milhões.

Ao todo 2.505 kits de irrigação foram adquiridos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foram investidos pelo Governo Federal R$ 2,098 milhões na compra.

Além de Mato Grosso, pequenos produtores do Ceará e do Piauí também irão receber os equipamentos no primeiro trimestre de 2017. Para cada Estado serão 835 unidades.

Leia mais:
Embrapa firma parceria com instituto de pesquisa de Israel após interlocução de Novacki

Segundo o Ministério da Agricultura, a distribuição será feita depois de cadastramento a ser definido por critérios estabelecidos por órgãos de assistência técnica, como superintendências do ministério, secretarias estaduais e municipais de agricultura e a Emater.

Nesta semana o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, esteve reunido com o superintende federal de Agricultura em Mato Grosso, José de Assis Guaresqui, e com o deputado federal Ezequiel Fonseca, para tratar da parceria.

Conforme Novacki, os kits possuem a vantagem de ter “o manejo simples, o viés de sustentabilidade, em virtude do uso racional de água, e o baixo custo”.

Outros seis mil kits de irrigação para pequenos produtores devem ser entregues posteriormente para os Estados do Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí (segunda leva), além do Distrito federal.

O Ministério da Agricultura afirma que a parceria com as secretarias locais e com órgãos técnicos tem como objetivo atender cadeias produtivas da agricultura, aumentando a produtividade dentro de regras da agenda ambiental do governo.
Imprimir