A aproximação do Natal elevou a intenção do consumo dos cuiabanos, apontando perspectiva acima da média nacional. É o que revela o Índice de Consumo das Famílias (ICF), divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT). O levantamento aponta uma intenção do cuiabano de ir às compras de 79,4 pontos em dezembro, enquanto a média brasileira é de 76,2 pontos.
O Natal é considerado a principal data comemorativa do calendário do comércio, seguido do Dia das Mães e Dia das Crianças, que competem pelo segundo lugar.
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O índice de 79,4 pontos verificados em dezembro superam os 76,5 pontos de novembro e os 74,8 pontos do mês em 2015. Segundo a Fecomércio-MT, é o maior índice, inclusive, do ano.
Apesar da evolução na intenção do consumo, diante as incertezas econômicas nacionais e mato-grossenses, o índice ainda se encontra abaixo de 100 pontos, margem que demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação do consumidor.
O fato da intenção de consumo ainda estar abaixo dos 100 pontos mostra que o cuiabano ainda está cauteloso na hora de ir às compras, tanto que 62,8% dos entrevistados apontaram estar comprando menos em relação ao período o ano passado.
Ainda segundo o levantamento, 66,9% dos entrevistados revelaram não ser um bom momento para a aquisição de bens duráveis (eletrodomésticos, TV, som, etc) e 44,1% afirmaram estar mais difícil para acessar crédito/empréstimo.