Imprimir

Notícias / Energia

MT sedia evento sobre biocombustíveis e energias sustentáveis com presença de 18 países

Da Redação - Naiara Leonor

Dois dias de palestras e debates sobre biocombustíveis e energias sustentáveis. Nesta quinta (11) e sexta (12) o Palácio Paiaguás, em Cuiabá recebe 18 legisladores, representantes de países integrantes do Parlatino, organização integrada pelos Parlamentos Nacionais dos países da América do Sul e Caribe para um encontro que debaterá infraestrutura, logística e questões estruturais de Minas e Energia dos países envolvidos.

Leia mais:
Taques busca "ajuda" em Brasília para chineses implantarem centro de distribuição em Mato Grosso

Cerca de 18 dos 24 países que integram o grupo Parlatino estão confirmados com representantes no encontro desta semana em Cuiabá. Durante os dois dias, os legisladores irão participar de palestras e debates sobre energia heliotérmica, energia solar e potencial turístico, além de biocombustíveis e energias sustentáveis.

Classificada como uma reunião histórica pelo governador Pedro Taques, elke acredita que o evento vem para retomar a proximidade do Brasil com a América Latina e o Caribe, tendo Mato Grosso como estado promovedor dessa iniciativa.

Conforme Taques, o estado foi escolhido para sediar o encontro por uma série de fatores, como a posição estratégica, por exemplo, uma vez que está localizado no centro da América Latina. Além de ser uma potência no agronegócio e ainda contar com grande potencial em exploração de energias alternativas.


Programação

A abertura do encontro na quinta-feira (11) será realizada às 9h, no Salão Nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. Após o almoço, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutor em Química pela Universidade de Santa Catarina, Evandro Luiz Dall'oglio, realizará uma palestra e mediará um debate sobre Biocombustíveis.

Na sexta-feira (12), o professor da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Duke, Carolina do Norte, Mario Benjamin Baptista de Siqueira, mediará o debate sobre energia heliotérmica. Em seguida, o pesquisador e doutor em Engenharia Aerodinâmica de Pontes Super-Longas pela Universidade de Kyoto, Japão Cristiano Augusto Trein, ministrará uma palestra sobre energia solar.

Parlatino

Fundado em 1964, em Lima (Peru), o Parlatino é uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos Parlamentos nacionais da América do Sul e Caribe. O Parlamento Latino Americano tem sede na cidade do Panamá. Possui 12 Comissões Permanentes.

Integram o Parlatino as Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, San Martin, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O Parlamento tem os seguintes princípios permanentes e inalteráveis: defesa da democracia; integração latino-americana; não-intervenção; autodeterminação dos povos; pluralidade política e ideológica como base de uma comunidade latino-americana democraticamente organizada; igualdade jurídica dos Estados; reprovação à ameaça e ao uso da força contra a independência política e a integridade territorial de qualquer Estado; solução pacífica, justa e negociada das controvérsias internacionais; preponderância dos princípios do Direito Internacional referente às relações de amizade e a cooperação entre os Estados.
Imprimir