Imprimir

Notícias / Capacitação

Produtores recebem capacitação sobre emissão de GTA em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

Produtores rurais e trabalhadores envolvidos com a cadeia produtiva da pecuária de corte de oito municípios serão capacitados, por meio de palestras e oficinas práticas, quanto à emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (GTA) para abate. As palestras ocorrem no período da noite, enquanto as oficinas serão ministras pela manhã.

A rodada de palestras e oficinas práticas começam nesta segunda-feira, 11 de julho, em Porto Estrela e seguem até o próximo dia 22. A capacitação será realizada pelo Sistema Famato/Senar, através de parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). O curso é inédito e faz parte do portfólio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Leia mais:
Legislação para pequenos produtores será alterada pelo Governo de Mato Grosso

Os cursos serão realizados em Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D'Oeste, Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Rio Branco e Araputanga.

As palestras seão realizadas à noite, enquanto as palestras pela manhã das 8h às 12h.

O objetivo com a capacitação, segundo o Senar-MT, é ampliar o conhecimento dos produtores nesta modalidade do GTA para abate, que pode ser realizada pela internet, por meio do sistema "Módulo do Produtor" no site do Indea. Para a emissão desta modalidade de GTA é preciso que o produtor esteja previamente cadastrado.

"Queremos estimular os produtores a utilizar este mecanismo, que é simples e pode facilitar este processo, já que ele não precisa ir até uma unidade do Indea", pontua o analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho.

Em 2015, conforme levantamento do Indea, em torno de 30% das Guias de Trânsito Animal para abate foram emitidas eletronicamente.

Para todas as regiões de Mato Grosso

De acordo com a analista de Projetos Técnicos do Senar-MT, Mariana Licursi, as palestras e oficinas sobre a GTA devem ser estendidas para todas as regiões de Mato Grosso.

Licursi comenta ainda o curso "será disponibilizado no Senar nas Nuvens".

Ao todo são 20 vagas para cada municípios. Os produtores interessados em participar da capacitação devem procurar o Sindicato Rural do seu município para mais informações sobre local, horários e inscrições.

Paralelo ao curso, uma equipe do Indea irá cadastrar os produtores no sistema.

Confira os municípios e dias do curso sobre emissão de GTA para abate:

Porto Estrela
Palestra: 11/07 (noturno)
Oficina: 12/07 (matutino)

São José dos Quatro Marcos
Palestra: 12/07 (noturno)
Oficina: 13/07 (matutino)

Mirassol D’Oeste
Palestra: 13/07 (noturno)
Oficina: 14/07 (matutino)

Cáceres
Palestra: 14/07 (noturno)
Oficina: 15/07 (matutino)

Comodoro
Palestra: 18/07 (noturno)
Oficina: 19/07 (matutino)

Pontes e Lacerda
Palestra: 19/07 (noturno)
Oficina: 20/07 (matutino)

Rio Branco
Palestra: 20/07 (noturno)
Oficina: 21/07 (matutino)

Araputanga
Palestra: 21/07 (noturno)
Oficina: 22/07 (matutino)
Imprimir