Imprimir

Notícias / Geral

Eleito novo presidente da Abrapa

Assessoria

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) elegeu sua nova diretoria, em Brasília, na terça-feira (20/11). Eleita para o biênio 2013/2014, a nova liderança da entidade tem Gilson Pinesso, produtor dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí, como presidente a partir de 1º de janeiro. Pinesso foi presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) no biênio 2009/10 e hoje integra o Conselho Consultivo da entidade.

A nova diretoria da Abrapa tem outros representantes de Mato Grosso: Milton Garbugio é um dos vice-presidentes, juntamente com João Carlos Jacobsen Rodrigues, da Bahia, e Paulo Kenji Shimohira, de Goiás. Garbugio lidera a nova diretoria da AMPA (biênio 2013/14) que e tomará posse no próximo dia 6.

O produtor de Mato Grosso Eraí Maggi Scheffer também integra a nova diretoria da Abrapa como 2º secretário, assim como Guilherme Mognon Scheffer, atual presidente do Núcleo Regional Noroeste da AMPA, que será suplente do Conselho Fiscal da entidade nacional no biênio 2013/14.

.A diretoria eleita da Abrapa conta ainda com Arlindo Moura, do Maranhão, como 1º secretário, e Almir Montecelli, do Paraná, e Amilton Bortozzo, do Piauí, como 1º e 2º tesoureiros.

O Conselho Fiscal terá Ronaldo Spirlandelli, de São Paulo, Inácio Urban, de Minas Gerais, e Darci Boff, de Mato Grosso do Sul, como 1º, 2º e 3º conselheiros, respectivamente. Nas suplências estão Celito Breda, da Bahia, e Marcelo Swart, de Goiás, além de Guilherme Scheffer, de Mato Grosso, como 1º, 2º e 3º suplentes, respectivamente.

O Conselho Consultivo da entidade, que congrega os ex-presidentes da Abrapa, passa agora a contar com Sérgio De Marco, que foi presidente da AMPA no biênio 2007/2008. De Marco deixará a presidência da Abrapa em 31 de dezembro e fará parte do Conselho Consultivo ao lado de Jorge Maeda, Eduardo Logemann e Haroldo Cunha.

Presidente – Graduado em Economia, Gilson Ferrúcio Pinesso, é paranaense de Engenheiro Beltrão e diretor do Grupo Pinesso, que produz em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e no Sudão (África). Além de ter presidido a AMPA no biênio 2009-2010, foi vice-presidente da Abrapa na gestão 2011/2012.

Foi fundador e presidente, por duas gestões (2000 a 2004), da Cooperativa dos Produtores do Cerrado Brasileiro (Coabra), e um dos idealizadores e fundadores do Instituto do Algodão Social (IAS) de Mato Grosso. Participou ativamente da fundação da Cooperativa Mista do Agronegócio (Comdeagro), em Mato Grosso, cuja presidência ainda ocupa. Em assembleia realizada em Cuiabá no dia 8 passado, Milton Garbugio foi eleito o novo presidente da Comdeagro.

Em 2004, Pinesso fundou o Colégio Eugênio José Antônio Pinesso (EJAP), que, em 2008, ganhou o reconhecimento nacional graças ao prêmio Cooperativismo, conferido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Revista Globo Rural, no quesito Responsabilidade Social, por fornecer ensino técnico gratuito à população carente da região do distrito Parque Água Limpa, em Mato Grosso.

Imprimir