Com o objetivo de proporcionar condições para os produtores ampliarem a produção de pescado, por meio de técnicas e cursos de capacitação, a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, afirmou uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Empaer), para incentivar a produção familiar de piscicultores do município.
Leia mais
Indústria confirma instalação de unidade com investimento de R$ 12 milhões
Repasses do FCO podem demorar diante situação político-econômica do Brasil
De acordo o adjunto da Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Elviston Anunciação, essa parceira irá incentivar a produção em todos os aspectos. Para ele, em relação piscicultura, a Secretaria fez um levantamento geral dos tanques existente em Várzea Grande. “Isso envolve a quantidade de peixes produzida anualmente e quais espécies são trabalhadas. Geralmente, a opção é por tambacu e tambaquis. O estudo pode apontar a inserção de outras espécies lucrativas para esse comércio”, concluir. A parceira foi firmada no último dia 02 de julho.
Os trabalhos sobre as atividades de piscicultura nas propriedades rurais várzea-grandenses envolve análise do tipo de solo e o potencial hídrico da região onde os tanques estão instalados ou foram projetados para a implantação. Os tanques que já foram diagnosticados estão em área que dispõem de lençol freático profundo, esse fator dificulta uma operação segura na piscicultura, e outros tanques estão sediados em áreas sem potencial de água.
A proposta da Secretaria, além de incentivar a produção de peixes, é ofertar assistência técnica a campo. Com a capacitação, o produtor pode ampliar sua renda familiar e estruturar melhor a produção de peixes na propriedade.
Algumas técnicas já estão sendo aplicadas, como o acompanhamento técnico, pois é importante para que os produtores possam assimilar as inovações do setor. Para Anunciação, o acompanhamento técnico é importante, e pode minimizar o esforço produtivo e acrescentar renda significativa ao orçamento doméstico.