Imprimir

Notícias / Agricultura Familiar

Governador assina parceria com Embrapa para fortalecer agricultura familiar

De Sinop - Alexandre Alves

 O governador Pedro Taques assinou, nesta quinta-feira, em Sinop, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um termo de cooperação técnica entre Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) e Embrapa. A parceria apresenta um protocolo de intenções criando uma agenda positiva para o segundo semestre de 2015, com suporte técnico e financeiro para a agricultura familiar.

O documento prevê a formalização de uma parceria para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de transferência de tecnologia, detalhando atividades específicas realizadas em conjunto, como, por exemplo, a capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural da Empaer. Há quatro anos a Embrapa já desenvolve processos de treinamento contínuos em cadeias produtivas importantes para a agricultura familiar em Mato Grosso, como olericultura, fruticultura, pecuária leiteira, mandiocultura, piscicultura e apicultura.

Leia mais:
Vaca de Cuiabá e campeã do 1º torneio leiteiro da raça Gir na Exponop
Simpósio durante Exponop aborda agronegócio, pecuária e agricultura familiar

Taques pretende fortalecer a atividade que envolve mais de 109 mil famílias mato-grossenses. Ele garantiu que Estado não medirá esforços para melhorar a vida das pessoas que vivem no campo. Uma das mudanças significativas é quanto à regularização fundiária. Esse processo será agilizado com o fato de o Instituto de Terras de Mato Grosso estar vinculado à Casa Civil após a reforma administrativa. "Nosso estado importa quase R$ 900 milhões em frutas e hortaliças por ano e isso é uma vergonha", disse o governador.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista, disse que a assinatura do termo histórica, já que as três entidades estarão juntas, para discutir a agricultura familiar. “Vamos buscar impacto reto e direto aos produtores do nosso estado", comentou.

Quem também se pronunciou foi o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flavio Veloso, que ressaltou ser uma alegria ter o governo do Estado como parceiro no trabalho pela agricultura familiar. "A Embrapa já trabalha com várias cadeias produtivas importantes para o estado e a presença do governador dá mais energia ao que já realizamos em conjunto com a Empaer e com a Secretaria de Agricultura Familiar. Esse contrato reafirma nossa parceria e com certeza vai fortalecê-la e irá aumentar nossa velocidade de atuação", afirmou.

Ainda nesta quinta-feira, o chefe do Poder Executivo estadual participará da 31ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop (Exponop), que é a maior feira do gênero na região Norte de Mato Grosso.
Imprimir