Já estão abertas as inscrições para o minicurso de ‘Boas Práticas de Manipulação de Pescado e Segurança Alimentar’ realizado pela Faculdade de Tecnologia Senai Cuiabá (Fatec) em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. As aulas serão destinadas aos participantes do projeto ‘Peixe Santo 2015’ e tem como objetivo orientar os pescadores e comerciantes sobre o manuseio correto dos alimentos e prevenção de bactérias.
Leia mais
Secretaria de Agricultura Familiar cria comissão para verificar contratos suspensos
Reforma no Mercado do Porto receberá R$ 5 mi de recursos provenientes de três Ministérios
De acordo com a Fatec, o minicurso terá duração de 8 horas e já capacitou 100 pescadores e comerciantes de Cuiabá e região. Por causa da grande procura pelo minicurso, este ano serão abertas mais turmas durante a semana. As aulas são ministradas por docentes dos cursos de graduação tecnológica em Agroindústria, Processamento de Carnes e Tecnologia em Alimentos e as inscrições podem ser realizados na sede da faculdade.
Projeto Peixe Santo
O projeto ‘Peixe Santo 2015’ tem como objetivo a comercialização de pescado de pequenos piscicultores da Capital e região da Baixada Cuiabana durante a Semana Santa. A programação deste ano será lançada no dia 30 de março, na Praça Alencastro em Cuiabá.
O período de comercialização será nos dias 01, 02 e 03 de abril. Esta já é a 24ª edição do projeto realizado em Cuiabá que terá 28 pontos de vendas, em diversos bairros.
Para poder trabalhar no projeto os pré-requisitos são a obrigatoriedade de inscrição, que este ano será gratuita, apresentação de carteira sanitária, exames médicos, balanças aferidas pelo Inmetro e licença de despesca (retirada do peixe com rede ou tarrafa).
Segundo o pescador e comerciante, Arnaldo de Souza, 50 anos, o ‘Peixe Santo’ é um evento muito importante já que, durante a semana, ele venderá de uma a duas toneladas de peixes. Arnaldo tem a pesca como profissão e o sustento da família.