A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste de 26,8% na tarifa de energia elétrica relativos à Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) em Mato Grosso. O percentual passa a vigorar a partir desta segunda-feira (02). No dia 8 de abril entra em vigor o reajuste anual da energia elétrica de Mato Grosso, elevando ainda mais a conta de luz dos mato-grossenses. O percentual do possível aumento anual é analisado pela Aneel.
A Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) realizada a qualquer tempo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em atendimento a um pedido da distribuidora ou "quando ora, quando algum evento provocar significativo desequilíbrio econômico-financeiro", como esclarece a própria Agência.
Leia mais:
Risco de racionamento de energia não está descartado em Mato Grosso, afirmam especialistas
Consumo de energia cai quase 1% em Mato Grosso no horário de verão
De acordo com a Cemat/Energisa, a data do Reajuste Tarifário Anual em Mato Grosso segue dia 08 de abril e os processos são calculados normalmente pela Aneel, com base em sua metodologia de avaliação. A Cemat/Energia pontua ainda que tais valores considerados na RTE, que entram em vigor nesta segunda-feira (02), não impactarão no reajuste anual.
A aprovação da RTE, no último dia 27 de fevereiro, é decorrente ao cenário "crítico" do setor energético nos últimos dois anos. A baixa dos rios no Brasil levou o governo federal a acionar as usinas térmicas, elevando assim o custo da geração de energia elétrica.