A paralisação do setor de transporte de cargas em Mato Grosso e em aproximadamente outros seis Estados no Brasil pode ser um sinal de 'mais um alerta' para um 'apagão no setor'. A colocação é do senador mato-grossense Wellington Fagundes (PR-MT) quando aos protestos iniciados há 15 dias pela redução do peço do óleo diesel, do ICMS incidente nos combustíveis, bem como o baixo valor do frete. Segundo o senador, um amplo discurso será aberto no Senado para debater a situação do segmento.
Conforme Wellington Fagundes, a discussão dos problemas com a logística, em especial as demandas do setor do transporte, serão discutidas no Senado Federal a partir dos trabalhos e estudo realizados pelo Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem.
Leia mais:
Bancada federal pode auxiliar mais na infraestrutura das rodovias, avalia Cidinho Santos
Senadores ‘compram’ briga do setor de transporte que tranca quatro rodovias em Mato Grosso
“Precisamos de uma solução efetiva para essa situação. Essa paralisação é mais um alerta. Há tempos que o Brasil vive sufocado pela questão da logística", pontua Fagundes.
Para o senador republicano a duplicação da BR-163, realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e pela concessionária Rota do Oeste, será um grande avanço para Mato Grosso após conclusão das obras. “O sucesso da duplicação da BR-163 é uma boa demonstração de um bom caminho. Foi uma luta muito grande e intensa para que ela acontecesse. E os dados são fantásticos: as obras deverão baratear o frete em 11%, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres".
Segundo o senador, ele esteve reunido com senadores e deputados que integram a Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) na semana que antecedeu o Carnaval. Na reunião os parlamentares, entre vários assuntos, foi discutida a aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a função de Motorista Profissional e disciplina sua jornada de trabalho.
"Temos problemas em todo o país no transporte rodoviário. Precisamos mudar essa realidade não apenas em Mato Grosso como em todo o Brasil, dando segurança a quem produz e garantindo o direito de quem precisa ir e vir", destaca.
Conforme Wellington Fagundes, uma 'solução efetiva' que possa atender transportadores e motoristas é quanto a questão de portos, aeroportos, ferrovias e hidrovias. Modais estes cujos estudos mostrar que a maioria encontra-se 'emperrados' no que diz respeito a burocracia e investimentos.
"Principalmente as hidrovias, setor em que temos um grande potencial pouco utilizado - observou. Então, temos que acertar as questões pontuais dessas reivindicações porque os riscos para o país são enormes. Porém, temos que definir estratégias para seguir avançando e afastarmos de vez de um 'apagão' no setor".