Mato Grosso tem se destacado em melhoramento genético do leite, tanto que a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG) anunciou a instalação de um escritório técnico avançado no Estado. O anuncio ocorreu durante a 50ª Expoagro, em Cuiabá.
Hoje, Mato Grosso produz em média 2 milhões de litros por dia, cerca de 730 milhões de litros no ano, o que deixa o Estado em 8º lugar entre os maiores produtores do Brasil.
Conforme o presidente da Associação dos Criadores de Gir Leiteiro do Mato Grosso (ACGIL), Getúlio Vilela, mato Grosso tem capacidade para superar a produção consolidada de Minar Gerais, que atualmente está em cerca de 10 milhões de litros por dia. O investimento em melhoramento genético é quem possibilitará este avanço, ressalta ele que possui propriedades em Mato Grosso e Minas Gerais com gado Gir e Girolando.
Leia também
Produção de leite em Mato Grosso pode superar Minas Gerais nos próximos anos
Torneio de leite Gir Leiteiro e Girolando marca presença na 50ª Expoagro
A qualidade do rebanho leiteiro mato-grossense foi um dos destaques da 50ª Expoagro, em Cuiabá, que reuniu criadores de várias partes do Brasil em busca de matrizes e touros com genética de ponta.
“São animais que mostram que todo o investimento tem valido a pena e que estamos no caminho certo, com muito trabalho e seriedade. Não me canso de dizer: Mato Grosso é o futuro da bacia leiteira do Brasil”, declara Getúlio Vilela, presidente da ACGIL e do Grupo Cinco Estrelas.
Segundo Getúlio Vilela, que há 50 anos cria Gir Leiteiro, Girolando e Nelore, a qualidade genética dos animais e o mercado do leite evoluíram neste período. “A tecnologia de embriões e a seleção acurada de reprodutores e matrizes evoluiu muito. Temos animais robustos, com rusticidade e produtividade que impressionam o mundo”.
O diretor-executivo da Associação de Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproveite), Carlos Augusto Zanata, salienta que a qualidade do rebanho leiteiro mudou nos últimos cinco anos estimulados pela tecnologia e a instalação de novas indústrias.
Escritório
O escritório técnico avançado da ABCG em Mato Grosso será comandado pelo veterinário Maurício Venâncio. De acordo com o presidente nacional da Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma, a raça representa 8% do rebanho leiteiro do país hoje.
Jônadan pontua que o fato de um escritório ser instalado no Estado é a prova de que não se enxerga Mato Grosso como potencial, mas como realidade.