Imprimir

Notícias / Pecuária

Delicadeza e beleza incomparável são características do cavalo Árabe; Animais estão expostos na 50ª Expoagro fotos

Da Redação - Vanessa Alves

Dócil e delicado, dono de uma beleza incomparável e equilíbrio surpreendente, assim é o perfil de um cavalo Puro Sangue Árabe. Cabeça pequena e delicada, focinho curto, perfil côncavo e cauda levantada são as características que contam em um julgamento de raça, onde se escolhe o animal mais bonito e de melhor desempenho.

O julgamento do animal ocorreu na manhã de sábado (02) no 23° Festival do Cavalo Árabe de Cuiabá, durante a 50ª Expoagro, onde vários animais desta raça desfilaram mostrando sua beleza e recebendo vários elogios de criadores e fãs de cavalos que estavam presente. Foram no total 13 expositores e 26 cavalos de puro sangue que participaram do festival.

Leia mais
Governo do Estado define regras para minimizar riscos de estomatite vesicular

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Árabe (ABCCA), Luiz Gonzaga, existem atualmente em Mato Grosso cerca de 33 criadores de cavalo Árabe, uma raça de manejo fácil e baixo custo.

Para o proprietário do Haras Pepper, em Cuiabá, Roberto Pimenta, que cria cavalos há 15 anos, essa raça é muito dócil, de fácil manejo e rústico. Pimenta se considera um pequeno produtor com cinco éguas e um garanhão em seu haras. Ele comenta que começou como prática esportiva e hoje cria para reprodução da espécie.

Uma de suas éguas que estava sendo julgada, no 23° Festival do Cavalo Árabe, na 50ª Expoagro, ficou com o primeiro lugar em melhor performance em pista. A Burguesa AS, de 60 meses foi à escolhida como o animal mais bonito, elegante e de melhor desempenho da raça.
Imprimir