Notícias / Agricultura
No RS, agricultores recebem protetor solar gratuitamente
Globo Rural
Agricultores familiares do Rio Grande do Sul começaram a receber protetores solares de graça. O estado registra, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o maior número de casos de câncer de pele do país.
Há 15 dias, Adiles Boff procurou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, para preencher a solicitação e receber gratuitamente protetores solares. Nesta semana, ela retirou os produtos na farmácia especializada do município, um para ela e outro para o marido.
Cada agricultor tem direito a três unidades por ano. São frascos de 120 gramas, com fator 30 de proteção. A lei estadual foi regulamentada em novembro do ano passado, mas a burocracia atrasou a entrega. Os produtos deveriam ter chegado ainda no verão.
Adiles e o marido, Itacir, trabalham no campo há mais de 40 anos e devido à exposição ao sol, os dois já tiveram problemas de pele. Depois disso, eles redobraram os cuidados e, por isso, o uso do protetor solar é tão importante nesta prevenção.
Os 129 municípios com maior número de casos de câncer de pele foram selecionados em uma primeira etapa. A medida beneficia somente os agricultores familiares.