Imprimir

Notícias / Agricultura

Projeto que visa a proibição da venda de sementes transgênicas tolerantes a herbicidas está em análise

Da Redação - Viviane Petroli

A venda, cultivo e a importação de sementes de plantas transgênicas com tolerância a herbicidas podem ser proibidos em território brasileiro se o Projeto de Lei nº 6.432/2013, do deputado paulista Ivan Valente (Psol-SP), for aprovado pela Câmara dos Deputados.

Segundo informações da Agência Câmara, a proposta está tramitando na casa em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também
Até abril MT captou R$ 209,9 mi do Programa ABC; Observatório ABC elabora agenda a ser entregue aos candidatos nas eleições
MT registra alta de 159% na produção de girassol; Industrialização e preço do milho são motivos

A importação de produtos alimentícios in natura ou industrializados obtidos de plantas transgênicas, se aprovada à proposta, também tem a venda proibida.

“Os agricultores podem levar uma vantagem operacional utilizando cultivares tolerantes a herbicida, mas, para o consumidor dos produtos alimentícios derivados delas, não há nenhuma vantagem”, declara Ivan Valente.

Para o parlamentar mesmo sendo tolerantes a herbicidas as plantas transgênicas não morrem com a aplicação de defensivos, apenas o absorvem, aumentando desta forma o nível de resíduos de tal substância no produto que posteriormente será utilizado na alimentação pelo consumidor.

Confira aqui a proposta do PL 6.432/2013
Imprimir