Imprimir

Notícias / Geral

Atenção da indústria de máquinas gaúchas está em Cuba

Assessoria

 Nos próximos cinco dias, o foco de atenção do Simers estará em Cuba. Integrante da comitiva gaúcha liderada pelo governador Tarso Genro, Cláudio Bier, presidente do sindicato, pretende fechar negócios com o país caribenho, já que vem se reunindo há alguns meses em Brasília com autoridades do governo cubano para estabelecer a comercialização entre os dois países via Rio Grande do Sul.

Vender máquinas e implementos agrícolas é um dos principais objetivos dessa missão. Para isso, algumas empresas associadas ao Simers integram a comitiva. Masal, Lavrale, Vence Tudo, Fockink, Stara e Semeato pretendem levar a tradição dos seus equipamentos especializados em agricultura de precisão, plantio direto e irrigação para a as lavouras cubanas.

Bier está apostando na efetivação de contratos com Cuba, através do programa federal Mais Alimentos Internacional. Ao favorecer o acesso à tecnologia aos produtores familiares, a partir de uma linha de crédito especial de US$70 milhões, aumenta a possibilidade de ter este mercado para exportação. “Cuba é um país que está recebendo incentivos para a agricultura através da sua política.

Cerca de 160 mil produtores rurais podem ser beneficiados pelas máquinas subsidiadas pelo governo por meio do Mais Alimentos Internacional. Além disso, o governo quer modernizar o setor. O arado e o boi ainda são usados nas lavouras cubanas. Esperamos voltar com negócios fechados”, afirma Bier. A missão termina dia 5 de novembro.
Imprimir