Imprimir

Notícias / Agronegócio

Tecnologia voltada para o cultivo do algodão é apresentada por entidades

Da Redação - Viviane Petroli

Diversas novidades para a cadeia produtiva de Mato Grosso foram apresentada durante a 7ª edição da Parecis SuperAgro, encerrada nesta quarta-feira (16), em Campo Novo dos Parecis. Além da soja e do milho, o algodão teve seu destaque com entidades representantes da cotonicultura com maquinários e pesquisa.

Leia também
Exportações do algodão de MT devem crescer 35,5% este ano puxadas por países asiáticos
Soja e algodão devem puxar renda no campo de MT para cima em 3,63%

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e a Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro) uniram-se para mostrar o que hoje há de melhor na cadeia do algodão. Segundo a Ampa, através da Comdeagro os produtores tiveram acesso a equipamentos e máquinas que a mesma comercializa. A Ampa explica que a Comdeagro é uma cooperativa criada com o intuito de levar aos produtores as tecnologias desenvolvidas pelo IMAmt e seus parceiros.

Os resultados de pesquisas desenvolvidas que visam opções de plantio de uma segunda safra tardia, também, puderam ser conferidas com o IMAmt, como é o caso da mamona e do cártamo, cujo plantio pode ser feito após a primeira quinzena de fevereiro, quando há um risco climático para as culturas tradicionais de segunda safra no Estado, como o algodão e o milho. Tais resultados de pesquisa mostram que estas culturas além de agregarem mais renda ao campo, podem contribuir para a diminuição da incidência de nematoides no solo.
Imprimir