Imprimir

Notícias / Geral

Cotonicultores de Sorriso recebem curso de Atualização Legal

Assessoria

 A 3ª Jornada de Atualização em Legislação Ambiental, Segurança do Trabalho Rural e Legislação Trabalhista será retomada em Sorriso na nesta terça-feira (30), a partir das 8h. A iniciativa é do Instituto Algodão Social (IAS), em parceria com a Agenda do Trabalho Decente em Mato Grosso e o apoio dos Núcleos Regionais da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA).

O novo Código Florestal é um dos temas do curso de Atualização Legal, que tem como público-alvo os produtores de algodão e seus prepostos, gerentes, gestores em cargos de direção, engenheiros agrônomos, responsáveis técnicos, técnicos agrícolas, técnicos de segurança, gestores de RH e colaboradores indicados pelos associados à AMPA.

A 3ª Jornada de Atualização será aberta com uma apresentação sobre a Agenda do Trabalho Decente em Mato Grosso e, em seguida, a professora Tatiana Monteiro Costa e Silva fará palestra sobre Legislação Ambiental (Novo Código Florestal). A palestra de atualização em Legislação Trabalhista Rural (CLT/LTR) está marcada para as 13h30m, a cargo do diretor executivo do IAS, Félix Balaniuc. A palestra final terá como tema atualização sobre Segurança do Trabalho Rural (NRs 31 e 33) e será dada por José Hortêncio Ribeiro, do Tribunal Superior de Trabalho (TST).

A 3ª Jornada de Atualização começou a ser realizada na semana passada, em Sapezal e Campo Novo do Parecis, com a colaboração do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e dos sindicatos rurais dos municípios algodoeiros. A inscrição do curso de atualização é gratuita, mas os organizadores solicitam aos participantes que tragam alimentos não perecíveis (como leite em pó ou pasteurizado) para serem distribuídos a entidade beneficentes da região onde for realizado o curso.

A inscrição pode ser feita com a secretaria indicada pelo representante local ou na Secretaria Geral do Evento através do email curso@algodaosocial.com.br ou pelo telefone (65) 3622.2530 (falar com Marcelma ou Paula). Ao final da jornada, haverá entrega de certificados e sorteio de brindes. Em Sorriso, o evento será realizado no Auditório Flor de Soja do Park Shopping Sorriso. No dia 6 de novembro (terça-feira), será a vez de Rondonópolis (no Sindicato dos Produtores Rurais); no dia 7, de Primavera do Leste (Unicotton) e no dia 21 (quarta-feira) de Campo Verde (Cooperfibra).

BCI - Entre 10h e 12h, a programação do evento inclui a Reunião de Conscientização BCI (Better Cotton Iniciative), coordenada pela engenheira agrônoma Marcelma Maciel do IAS e dirigida a todos os produtores de algodão que tenham interesse em aderir ao programa que, a partir da safra 2012/13, será compatibilizado com o programa de certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável). Ambos (ABR e BCI) serão coordenados e executados em conjunto pelas equipes técnicas do IAS.

Lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o ABR é um programa nacional que une numa única regra de certificação os protocolos utilizados pelo IAS em Mato Grosso e o Programa Socioambiental da Produção de Algodão (Psoal) nos demais estados produtores. O BCI, por sua vez, começou a ser implantado em fazendas mato-grossenses e de outros três estados brasileiros na safra 2010/11, e propõe a produção de um algodão global “melhor para quem produz, para o meio ambiente em que é cultivado e para o futuro do setor”.
Imprimir