Imprimir

Notícias / Geral

Produtores de ovos da Califórnia querem definição sobre o tamanho das gaiolas

Avisite/The Tribune

 Os produtores de ovos do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, aprovaram, há quatro anos, a Proposition 2, uma regulamentação sobre o banimento de alguns tipos de gaiolas que causam desconforto às aves confinadas.

O que veio em seguida foi nada mais do que confusão, dizem os avicultores. Eles buscam uma certeza sobre quais tipos de gaiolas podem ser consideradas adequadas e dentro da lei para as mais de 20 milhões de poedeiras alojadas no Estado.

A Proposition 2 não denomina as dimensões específicas para as gaiolas das aves. Diz simplesmente que as galinhas precisam ter espaço para desenvolver seu comportamento natural como ficar empoleirada, virar-se e abrir suas asas sem encostar na gaiola ou em outra ave.

O prazo final para estas adequações é até o início de 2015, quando a não adequação das gaiolas às exigências da Proposition 2 poderá ser punida criminalmente. “Estamos voltando a esta questão. Quanto de espaço precisamos deixar dentro das gaiolas para cada ave? Nenhum estatuto ou padrão foi definido ainda”, declara Dale Stern, advogado da Associação de Produtores de Ovos da Califórnia.

No entanto, os produtores da Califórnia estão tendo uma certa autonomina no assunto, uma vez que a Proposition 2 é uma regulamentação estadual. “Porém, isto nos coloca em diferença com o Estado de Iowa, maior produtor de ovos dos EUA, e que tem suas próprias dimensões para as gaiolas”, diz. Segundo Stern, estudos e propostas já estão sendo realizados para encontrar uma dimensão adequada para as gaiolas das granjas californianas. Um produtor local aposta que se a gaiola tiver cerca de 5 metros quadrados (200 inches), enriquecida com ninho e poleiro, poderia estar totalmente adequada à Proposition 2 e ao bem-estar das aves.
Imprimir