Imprimir

Notícias / Geral

Embrapa e empresas privadas se unem pelas raças leiteiras no Brasil

Assessoria

 Representantes da Embrapa Gado de Leite e do consórcio formado pelas empresas CRV Lagoa e Pfizer Saúde Animal assinam nesta sexta-feira, 26 de outubro, um contrato de parceria para a realização conjunta de pesquisas nas áreas de genômica e de melhoramento genético de bovinos leiteiros. Pela parceria, pesquisadores das instituições buscarão implementar a seleção genômica e identificar genes de interesse econômico para a pecuária de leite de cerca de 20 mil animais, potencializando as ações que vêm sendo realizadas no melhoramento genético nacional. . O projeto também contará com a participação das associações de criadores destas raças.

Para os integrantes do consórcio, o projeto irá resultar em importantes ganhos para a pecuária brasileira. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, ressalta a expertise das empresas que formam o consórcio para o sucesso do projeto: “Tanto a CRV Lagoa quanto a Pfizer Saúde Animal desenvolvem importantes trabalhos na área de genética”. A CRV Lagoa possui programas de melhoramento genético em países da Oceania, Europa e Estados Unidos. No Brasil a CRV Lagoa possui o PAINT, o programa de melhoramento genético para rebanhos de corte, e o Gestor Leite para leite, além de atuar como órgão oficial de registro, controle e avaliação genética na Holanda, com investimentos na área genômica desde 1994. A Pfizer Saúde Animal tem investido no desenvolvimento de marcadores moleculares para bovinos no país, de acordo com as características do rebanho nacional.

Este ano, a Embrapa Gado de Leite anunciou o sequenciamento dos genomas de bovinos das raças Gir e Guzerá. Em breve, o Girolando e o Sindi também terão seus genomas sequenciados. Com estas pesquisas, será possível identificar marcadores moleculares específicos para as raças zebuínas. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, a partir dos resultados do sequenciamento e com as tecnologias já existentes no mercado, o consórcio poderá criar uma ferramenta de seleção genômica para identificar bovinos destas raças com maior potencial genético para a produção de leite, a resistência aos parasitas, ao estresse térmico, além de diversas outras características de interesse econômico. Esta ferramenta permitirá que os testes genéticos sejam realizados em animais ainda em fase embrionária.

“A CRV acredita no contínuo crescimento das raças zebuínas. Com esta ferramenta esperamos gerar maior precisão, velocidade na seleção e resultados sustentáveis ao produtor. O Zebu leiteiro possui um enorme potencial de exportação para oferecer genética de ponta, adaptada aos trópicos. Quem mais ganha com este trabalho é a pecuária brasileira”, destaca Vladimir Walk, diretor-presidente da CRV no Brasil. Jorge Espanha, diretor geral da Pfizer Saúde Animal no Brasil salienta: “Estamos muito contentes com esta parceria, pois acreditarmos nas instituições envolvidas e vislumbrarmos o potencial de crescimento do segmento de genética bovina no país”. A Pfizer vem investindo, desde 2008, em pesquisas com o objetivo de desenvolver testes genéticos específicos para o rebanho nacional.

Desde que a Embrapa iniciou os trabalhos de sequenciamento e de seleção genômica das raças leiteiras, várias multinacionais demonstraram interesse nos resultados dos estudos. Para Duarte Vilela, formular um edital de seleção, permitindo que instituições privadas participem do processo foi uma maneira de compartilhar os resultados da pesquisa com a sociedade de forma igualitária. A parceria também visa acelerar a chegada do produto final ao mercado. Além de aportar recursos financeiros ao projeto, o consórcio disponibilizará profissionais e materiais para a realização dos trabalhos. A assinatura do contrato de parceria se dará durante os eventos que comemoram os 36 anos da Embrapa Gado de Leite e ocorrerá às 17h, na sede da instituição, em Juiz de Fora – MG.
Imprimir