Imprimir

Notícias / Agronegócio

IBGE mantém previsão de safra recorde de café em 2012

AE

Os produtores de café mantiveram na passagem de julho para agosto as boas expectativas para a safra de 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve ligeiro recuo de 0,1% na previsão de produção do café arábica em agosto ante julho, mas a projeção para o café canephora (conilon ou robusta) manteve-se inalterada. No total, o País deve colher 50,5 milhões de sacas de 60 kg (38 milhões de arábica e 12,5 milhões de sacas de conilon)

A safra de arábica, equivalente a 2.281.673 de toneladas, apresenta um aumento de 16,1% em relação ao ano passado. Em relação a julho, a safra teve pequena revisão nos Estados de Pernambuco e Paraná. A cultura pernambucana foi fortemente prejudicada pela estiagem, e a expectativa de produção foi reduzida em 1,3%. A cafeicultura paranaense também foi prejudicada pela seca. Em relação a julho, a área total e área colhida encolheram 2,0%, a produção caiu 2,4%, e o rendimento médio encolheu 0,4%.

Já a safra nacional de conilon para 2012 continua estimada em 751.700 toneladas, o equivalente a 12,5 milhões de sacas, um aumento de 8,5% em relação a 2011. O clima e a irrigação favoreceram os bons resultados do Espírito Santo, que não modificou suas estimativas de julho. O Estado detém o maior rendimento do País para esta espécie de café, com uma média de 1.955 kg ou 32,6 sc/ha.

"A produção de café é recorde muito pelo fenômeno da cultura, que alterna períodos de baixa e de alta. E estamos em período de alta. O preço do café na colheita cai um pouco, mas ainda está bom", explicou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.
Imprimir