Imprimir

Notícias / Geral

Apicultura: construção do entreposto do mel já está em andamento. Ação elevará a produção para 200 toneladas/ano

Assessoria

 As obras do entreposto do mel, no DIC Norte já estão andamento. No momento, estão sendo realizados os serviços de fundação do prédio. O entreposto em Sinop irá possibilitar que o produto seja processado, embalado e comercializado no local pelos próprios apicultores, além do aumento das atuais 100 toneladas/ano de produção para 200 toneladas anuais.

“Esse é um avanço significativo: hoje o produto é enviado para fora para ser processado e embalado, com tudo isso sendo realizado aqui, os custos irão diminuir. Tanto produtores quanto mercado consumidor serão diretamente beneficiados” salienta o prefeito Juarez Costa. Para o entreposto serão investidos R$ 700 mil divididos em construção e aquisição de equipamentos.

Juarez salienta que uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e o Sebrae foi a responsável pelo incremento na produção de mel regional. O crescimento do setor iniciou com o incentivo para a criação da Apisnorte, hoje com 30 produtores distribuídos em oito municípios da região. Atualmente a produção de mel da Apisnorte chega a 100 toneladas/ano, com duas mil colméias em produção.

O prefeito destaca que além dos associados da Apisnorte o suporte que a Secretaria de Agricultura disponibilizou ao setor possibilitou a projeção de um aumento de 70 novos apicultores, com um incremento de 100% na produção: antes da parceria as colméias produziam em média 25 kg ao ano, agora esse numero passou para 50 kg/ano. “Esse resultado demonstra um acompanhamento direto e eficiente.De forma direta e indireta hoje são atendidos em torno de 100 produtores”, finaliza Juarez.
Imprimir