Imprimir

Notícias / Agronegócio

Fiagril lamenta equívoco divulgado relacionando a emprensa

Da Assessoria

A Fiagril é uma empresa nascida na região do Médio-Norte de Mato Grosso, no eixo da rodovia BR-163, em 1989, comprometida com o presente e com o futuro regional, nacional e mundial na área em que hoje atua: alimentos e biodiesel. Tornou-se uma empresa referencial do próprio desenvolvimento e modernidade de Mato Grosso.

Recentemente foi vítima de retaliações que a obrigam a demonstrar aos olhos da sociedade, principalmente a de Mato Grosso, toda a dimensão do seu DNA através da sua cultura ética social, socioambiental, sua missão, seus valores, sua atuação, seu empreendedorismo e os seus propósitos de longo prazo, incluindo tornar-se referência nacional no agronegócio até 2015, conforme o objetivo de sua visão corporativa e o planejamento estratégico em curso.

Sediada em Lucas do Rio Verde, com forte atuação no eixo da BR-163, empregando 700 colaboradores, com 23 unidades operacionais, cerca de 1.800 clientes, a maioria concentrada em pequenos e médios agricultores, a FIAGRIL é uma empresa líder no fornecimento de fertilizantes, defensivos, sementes e serviços para o setor agrícola, voltada também para o comércio de grãos e a fabricação de biodiesel. Em 2012 produzirá 146 mil m³.

Faturamento FIAGRIL – Evolução:
Em 2011: R$ 1.809 bilhão.

Em 2012 (previsão): R$ 2.045 bilhões.

2012 - Produtos adquiridos dos produtores: Soja – 1.343.000 ton. / Milho – 1.150.000 ton. Insumos fornecidos: Fertilizantes – 179.000 ton. / Defensivos – 13.000 ton. / Sementes – 22.000 ton.


UMA DAS MELHORES & MAIORES DE “EXAME”

A recente edição da Melhores & Maiores da Exame 2012, uma das mais conceituadas revistas de economia e de análise de mercado do país, demonstra a importância, a pujança e a ascendência da FIAGRIL no cenário de negócios estadual e nacional. Segundo o estudo, a companhia ocupa a 175ª posição entre os 200 maiores grupos do país, a 54ª colocação entre as 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro e o 5º lugar entre as maiores do agronegócio nas regiões Norte-Nordeste e Centro-Oeste.

Auditada pela auditoria independente KPMG, obedece às rígidas normas das boas práticas contábeis, administrativas e fiscais, e adota o software de sistematização SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados) com maior abrangência e rigorosa segurança para o controle integral da gestão. A FIAGRIL é uma organização profundamente comprometida com o futuro!

UM GRANDE EQUÍVOCO!

Alguns veículos da imprensa divulgaram recentemente noticiário apontando a FIAGRIL como envolvida em condutas ilícitas que teriam prejudicado os cofres públicos. Basearam-se em inquérito policial, nascido de denúncias registradas por produtores em 2008, vítimas de falsificação de notas fiscais de produtor/avulsas nascido e operado dentro da Agência Fazendária de Lucas do Rio Verde, no período de 2007.

Tanto os produtores, para quem se atribuiu a emissão das notas, como várias empresas às quais teriam sido destinadas, foram vítimas do desvio de conduta de funcionário da Agência, posteriormente investigado através de Sindicância da Secretaria de Fazenda, considerado culpado, demitido e responde a inquérito civil. Do mesmo modo que as demais empresas e produtores rurais, a FIAGRIL foi vítima de notas falsas emitidas em seu nome dentro da fraude interna da Agência Fazendária. Só a título de registro, vale recordar que os pequenos produtores são desonerados da taxação de ICMS. A própria Secretaria de Fazenda do Estado admite na conclusão do processo de sindicância que não houve prejuízos aos cofres do Estado.

O inquérito criminal está em apuração na Delegacia de Polícia de Lucas do Rio Verde. Após a sua conclusão, o Ministério Público Estadual poderá ou não solicitar ação criminal e relação aos desvios das notas. A única participação da FIAGRIL no inquérito é como testemunha e como vítima. Além disso, o próprio inquérito policial traz elementos que confirmam que a FIAGRIL não teria razões para atuar em qualquer conduta ilícita.

Por isso, a Fiagril colocou à disposição das autoridades todos os documentos contábeis e fiscais, e o fará sempre que for necessário, dentro de sua política de transparência e numa clara demonstração de que é uma das maiores interessadas na apuração dos fatos.

LAMENTAMOS

Lamentamos que um fato isolado, ligado exclusivamente ao desvio de conduta dentro da Agência Fazendária de Lucas do Rio Verde, em 2007, tenha sido ressuscitado sob claro patrocínio político para uso eleitoral.

É frustrante para uma organização empresarial do porte da FIAGRIL, uma referência nos mercados regionais, nacionais e mundiais, ser atacada em seu próprio território, por pequenas disputas eleitorais passageiras.

Contudo, uma empresa desse porte é muito maior do que vandalismos de natureza política. O futuro mundial na produção de alimentos e de biocombustíveis é o nosso foco, muito acima de leviandades que servem unicamente à perpetuação do atraso e das desigualdades sociais!
Imprimir