Imprimir

Notícias / Agronegócio

Colheita da soja em Mato Grosso chega a 10% no fim de janeiro

De Sinop - Alexandre Alves

 A retirada dos grãos de soja das lavouras mato-grossenses nesta safra 2013/14 chegou aos 10.6% na última semana, segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O índice é semelhante ao que fora registrado na safra anterior nesta mesma época, quando, em 31 de janeiro de 2013, cerca de 11% estavam colhidos.

Os trabalhos são liderados pelo município de Sapezal, na região Oeste, onde os agricultores já coletaram 25% dos 401.7 mil hectares ocupados com a oleaginosa. Na sequencia estão Campos de Júlio, também na região Oeste, Chapada dos Guimarães, no Centro-Sul, e Campo Verde, no Sudeste mato-grossense, com 18% colhidos, cada.

Em Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra a ceifa da soja pontua os 17%. Em Primavera do Leste, São José do Rio Claro e Alto Garças, 15%; Lucas do Rio Verde, Sorriso, Ipiranga do Norte e Nova Mutum na casa dos 12% cada e, Tapurah, 11%.

Abertura oficial da colheita de soja 2013/2014 teve início neste final de semana no Paraná
Programa Soja Livre inicia dias de campo por Mato Grosso a partir deste fim de semana

Conforme estimativas do Imea, em todo o Estado de Mato Grosso foram semeados mais de 8.296 milhões de hectares de soja neste ciclo. Incentivados pelo bom preço da última safra, os agricultores aumentaram a área plantada em 4.8%.

A produtividade média alcançada neste começo de colheita gira em 53,4 sacas de 60 quilos por hectare. Ainda de acordo com o Imea, a produção poderá ultrapassar 25.6 milhões de toneladas (+8.4%).
Imprimir