Imprimir

Notícias / Tecnologia

Mais de 60 mil pessoas foram capacitadas em Mato Grosso pelo Senar

Da Redação - Laura Petraglia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) capacitou 62.838 pessoas em Mato Grosso no ano de 2013. Na manhã desta quarta-feira (29), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, e o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho fizeram um balanço das ações da instituição no ano eu passou .

"Em 2013 foram capacitadas 62.838 pessoas, o que representa um aumento de 55% se comparado com o ano de 2010, quando o número de capacitados era de 40.454 pessoas", informou Mattosinho.

Senar implanta 7 centros de qualificação para agricultures em diversas cidades de Mato Grosso

Segundo Tiago, até 2011 o Senar-MT oferecia 99 treinamentos de Formação Profissional Rural (FPS) e Promoção Social (PS) e após a realização, em 2012, do Workshop das Cadeias Produtivas, juntamente com a Universidade Federal de Viçosa, o portfólio do Senar-MT foi ampliado. No ano passado foram criados 56 novos treinamentos para atender as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Atualmente o Senar-MT oferece 153 cursos profissionalizantes e para 2014 está previsto o lançamento de outros 52 treinamentos.

A previsão inicial é que mais de R$ 35 milhões sejam investidos pelo Senar-MT este ano na qualificação da mão de obra rural. "Esse dinheiro vem do produtor rural, por meio da arrecadação da comercialização de produtos agrossilvopastoris", destacou Rui Prado.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado.
É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado.
Imprimir