Imprimir

Notícias / Economia

Ranking Estadual da Raça Nelore movimenta R$ 42 milhões com 28 mil animais

De Sinop - Alexandre Alves

O Ranking Estadual da Raça Nelore 2012 movimentou R$ 42.5 milhões nas 16 etapas de exposições agropecuárias ranqueadas, informou nesta quinta-feira a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT. 

Conforme a associação, 265 expositores e criadores participaram das 16 etapas, com 2.419 animais levados a julgamento. Durante as exposições ranqueadas foram realizados 86 leilões e comercializados 28.575 animais. Os números levaram o ranking mato-grossense à 3ª colocação na representatividade do Ranking Nacional da ACNB - Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

“O Ranking mostra a força da economia do Estado de Mato Grosso, indicando a pujança de um setor e os resultados dos investimentos em genética”, observa o presidente da ACNMT, Hermes Botelho.

Botelho diz ainda que o Ranking é a base de desenvolvimento do rebanho de quase 30 milhões de cabeças. “O melhoramento da raça depende de um longo processo, que o produtor consegue mensurar nas pistas de julgamento dos animais multiplicadores de alta genética”, comentou o presidente.

Mais de 90% do rebanho mato-grossense de 29,1 milhões de cabeças são da raça Nelore e, segundo Botelho, a força dessa predominância vem ganhando cada dia mais espaço no cenário nacional. “É indiscutível o trabalho que o Ranking Nelore promove no desenvolvimento do setor pecuário de Mato Grosso, pois o grande objetivo é promover o melhoramento genético da raça no estado”.

O vencedor do titulo de “Melhor Criador do Ranking” deste ano, Luis Felippe, representante do Grupo Camargo, disse que o ranking foi extremamente disputado. “E isso faz toda a diferença, pois não adianta ganhar sozinho. O título foi obtido depois de passar pelo crivo de mais de 30 juízes, dos mais renomados do Brasil, o que enaltece a criação da raça”, comentou Fellipe.

O “Melhor Expositor”, Divadir de Pieri, tricampeão na categoria, enalteceu a raça e disse que a genética não é matemática, exata. “Mas os resultado são muito positivos, pois investir em tecnologia é garantia de desempenho dos animais”, comentou o pecuarista.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, também ressaltou o trabalho da Nelore MT com a realização do Ranking, dizendo que “evidencia a importância da pecuária e o interesse pela raça nelore”.

Novo presidente da Nelore MT

Durante a coletiva com a imprensa foi apresentado o novo presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT, deputado estadual Mauro Savi (PR), eleito em chapa única para o biênio 2012/2014. Ele foi empossado nesta quinta-feira, durante a cerimônia de entrega dos prêmios do Ranking Nelore MT 2012.

“As metas são muitas para os próximos dois anos e uma que destaco será a elaboração da Copa Nelore Centro Oeste com a participação de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás”, disse Mauro Savi, que há quatro anos começou a participar do ranking da raça nelore. Savi ressalta ainda que pretende fomentar o comércio de touros, incentivar novos criadores de animais de pista, fomentar a realizações de leiloes nas exposições ranqueadas, além de outros projetos.

Confira os campeões de cada categoria no ranking estadual 2012:

Melhor Expositor

Medalha de Ouro - Divadir de Pieri
Medalha de Prata - Grupo Camargo
Medalha de Bronze - JK Pneus Ltda

Melhor Criador

Medalha de Ouro - Grupo Camargo
Medalha de Prata - Fernando Minosso
Medalha de Bronze - Argeu Fogliatto

Melhor Novo Criador

Medalha de Ouro - Roberto Rodrigues Junqueira
Medalha de Prata - Darcy Getulio Ferrarim
Medalha de Bronze - Nelore Curió

Melhor Novo Expositor

Medalha de Ouro - Nelore Curió
Medalha de Prata - Darcy Getulio Ferrarim
Medalha de Bronze - Roberto Rodrigues Junqueira

Melhor Fêmea Jovem

Medalha de Ouro – Eyshila Fiv – Nelore Curió
Medalha de Prata – Olano Fiv da Macuco - De Pieri Agropecuária
Medalha de Bronze - Granada da Santarém - Sadi Zatti

Melhor Macho Jovem –

Medalha de Ouro - Aliko Fiv da FC - Grupo Camargo
Medalha de Prata - Ummidivar Fiv da FC - Grupo Camargo
Medalha de Bronze - Yamato Te do Grongoro - Condomínio Yamato

Melhor Fêmea Adulta

Medalha de Ouro - Agarbatti Fiv da FC - Condomínio Agarbatti
Medalha de Prata - Ousada I da Natalina - De Pieri Agropecuária
Medalha de Bronze - Betina Fiv do IF - Argeu Fogliatto

Melhor Macho Adulto
Medalha de Ouro - Giliard da Natalina - De Pieri Agropecuária
Medalha de Prata - Habano Fiv da Dica - Luiz Cassorla
Medalha de Bronze - Yatho TE Santa Elina - Condomínio Yatho

Melhor Reprodutor
Medalha de Ouro - Bitelo da SS - Alta Genetics
Medalha de Prata - Basco da Santa Marta - Alta Genetics
Medalha de Bronze - Big Ben da Santa Nice - ABS Pecplan

Melhor Matriz
Medalha de Ouro - Hamma da MV - Fernando Minosso
Medalha de Prata - Candeia da Mioto - Nelson Marcon
Medalha de Bronze - Ousada do Abacaxi - De Pieri Agropecuária

As informações são da assessoria

Imprimir