Imprimir

Notícias / Agricultura

Instituto prevê safra brasileira de soja de mais de 90 milhões de toneladas e recorde de produtividade em MT

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A safra de soja brasileira nesta temporada deverá render 90,16 milhões de toneladas, segundo previsão otimista da consultoria INTL FCStone, que revisou os números para cima em relação ao último levantamento, impulsionada pelas ótimas condições climáticas.

A consultoria divulga que Mato Grosso, principal estado produtor, está com as lavouras em condições excelentes e deverá registrar produtividade recorde. As máquinas já começaram a entrar nos campos mato-grossenses esta semana para início da colheita.

Leia também:
Crescimento da safra brasileira de grãos é expectativa positiva para balança comercial em 2014
Pesquisadores da Fundação MT farão raio X da Safra de Soja 2012/2013 para ajudar produtores a combater 'inimigos' da lavoura

A INTL FCStone informa que a demanda doméstica deve ficar em torno de 40 milhões de toneladas em 2014, com exportações de 46,2 milhões, impulsionadas especialmente pela forte demanda chinesa.

“Isso leva a um estoque final de safra de quase 5,37 milhões de toneladas, o que representa 6,2% do total disponível no início do ciclo, revertendo o aperto de dois anos seguidos”, consta de levantamento da consultoria.

Milho

Em relação ao milho, os estudos da INTL FCStone estimam que a área plantada com a cultura será de 14,7 milhões de hectares para a safra 2013/2014, o que representa uma queda de 6,65% em relação ao ciclo 2012/2013.

A produção estimada ficou em 72,4 milhões de toneladas, o que representa queda de 10,5% em comparação com a safra anterior.
Imprimir