Notícias / Agricultura
China vai absorver safra australiana de trigo
Reuters
Uma grande safra de trigo na Austrália deve ajudar a atender à crescente demanda chinesa, disseram operadores nesta terça-feira, após o órgão de previsão de safra australiano inesperadamente elevar sua estimativa sobre a iminente colheita para a terceira maior já registrada.
A demanda chinesa pelo trigo da Austrália ressurgiu após uma fraca colheita doméstica, o que gerou previsões de que o maior produtor mundial de trigo poderia importar até 7,5 milhões de toneladas no total global em 2013/14.
O Escritório Australiano de Ciências e Economia da Agricultura e Recursos (Abares, na sigla em inglês) estimou uma produção de trigo em 2013/14 em 26,2 milhões de toneladas, alta de 7 por cento ante sua estimativa de setembro, citando chuvas favoráveis no sudoeste do país.
O aumento foi impulsionado por uma alta na previsão para a colheita do principal Estado produtor de grãos do Western Australia, que compensou por uma previsão menor nos Estados do leste.
"Nós vemos uma contínua demanda da China e esperamos ver um fluxo maior de trigo", disse Tom Puddy, chefe de publicidade do CBH Group, maior vendedor estatal de trigo. Ele declinou o pedido para dar detalhes específicos.