Imprimir

Notícias / Geral

Tecnologias serão apresentadas em encontro americano

Mapa

 Aparelhos que ajudam a tornar o manejo da irrigação mais preciso e direto e, assim, aumentar a produtividade agrícola, de forma sustentável serão apresentados na reunião anual de três instituições americanas - a Sociedade de Ciência do Solo, a de Agronomia e de Ciência das Plantas -, onde são esperados mais de quatro mil participantes nesta quarta-feira, 24 de outubro, em Cincinnati, no estado de Ohio, nos Estados Unidos.

Os protótipos de sensores foram desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e transferidos recentemente para duas empresas, uma brasileira - a Tecnicer Tecnologia Cerâmica, de São Carlos, e uma internacional - a Irrometer, dos Estados Unidos. Os resultados obtidos com os modelos desenvolvidos pela empresa brasileira e testados por pesquisadores da Embrapa serão apresentados e discutidos no evento americano.

Sensor de irrigação

Saber quando e quanto irrigar é fundamental para a gestão e redução do consumo de água. Por isso, o desenvolvimento de sensores diédricos é uma contribuição da ciência e da tecnologia para a economia e preservação dos recursos hídricos, uma vez que o sensor é mais preciso, direto, confiável, rápido e fácil de ser usado em instrumentos portáteis, além de poder ser utilizado no campo, em laboratório, casas de vegetação e em jardinagem.

A falta ou excesso de água no solo pode trazer implicações graves ao produtor. O pesquisador Adonai Gimenez Calbo, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, explica que água de mais pode levar à falta de oxigênio na raiz da planta e ainda causar doenças e, em caso de menor quantidade, a água pode ficar retida fortemente no solo e inibir o crescimento e reduzir a produtividade.
Imprimir