Imprimir

Notícias / Geral

Regional de Querência passa pela oitava rodada do Plano de Desenvolvimento Sindical

Assessoria

O Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS) agora está na oitava rodada, desta vez pela regional de Querência. Nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), dirigentes e colaboradores dos sete Sindicatos Rurais da região participam, em Querência, da capacitação “Sindicato Forte”. A partir do dia 25, a equipe do PDS visita os sindicatos para realizar o planejamento estratégico.

O PDS é o maior programa que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso e tem o objetivo de capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões na gestão sindical. Segundo a analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia, “a finalidade do programa é agregar conhecimento, quebrar paradigmas e mostrar as novas tendências para os sindicatos”.

Conforme o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o foco do PDS é auxiliar os sindicatos no seu planejamento e estruturação. “Entramos na reta final do PDS, que já passou por sete das nove regionais do Senar-MT e já começamos a colher os frutos do projeto, com os sindicatos se planejando e preparando mais para os desafios do setor”, observa Prado.

Além de passarem por capacitação e realizarem o planejamento estratégico, os Sindicatos Rurais também recebem os produtos do PDS que auxiliarão os dirigentes na gestão das entidades. São eles: Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), Sindicato Forte, Município em Números, Manual de Boas Práticas Sindicais e o Pauta Pronta. "São ferramentas desenvolvidas pelo Sistema Famato para auxiliar os trabalhos dos sindicatos”, explica o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

O plano já passou por 64 Sindicatos Rurais nas regionais de Colíder, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, São José dos Quatro Marcos, Campo Novo do Parecis e Juína. Em novembro, a regional de Cuiabá recebe a última rodada do PDS.
Imprimir