Imprimir

Notícias / Agronegócio

Mato Grosso abate quase 500 mil cabeças de gado por mês

De Sinop - Alexandre Alves

 O ritmo dos abates nos frigoríficos de Mato Grosso seguiu intenso no último mês de julho, quando foi abatido quase meio milhão de cabeças, informa o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).

O aumento da quantidade de bovinos para o abate no último mês é resultado da oferta de bovinos a pasto, somada ao início da entrega de animais confinados, que resultaram no rebanho abatido de 498,3 mil cabeças, o maior abate registrado em um mês desde março de 2007, quando foram abatidas 502,4 mil cabeças.

Apesar de este resultado de julho ser 8,6% superior ao rebanho registrado no mês anterior, de 458,8 mil cabeças, o maior número de dias úteis compensou o ligeiro recuo da média diária dos abates de 1,3%, passando de 22.940 para 22.651 animais/dia.

Assim como a oferta de fêmeas, que apesar da redução de 3,3%, ainda se mantém com uma expressiva oferta de 222,9 mil cabeças, número 18,7% acima do registrado no mesmo período do ano passado, representando 45% do número total de bovinos abatidos.

A participação de fêmeas em julho, assim como esperado para o segundo semestre quando a oferta de machos torna-se mais expressiva, recuou para o menor nível do ano, de 45%, com a média diária de fêmeas do último mês ficando em 10.132 cabeças. O número é 8% inferior a média do primeiro semestre, de 11.018 cabeças/dia, demonstrando que a oferta de vacas para os frigoríficos, apesar de reduzida, ainda segue forte em Mato Grosso.
Imprimir