Imprimir

Notícias / Agricultura

Entrega de maquinários para municípios com assentamento rural vira ato pró reeleição de Dilma em Várzea Grande

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco


Lembrada com elogios e agradecimentos em todos os discursos e entrevistas, a presidenta Dilma Rousseff (PT) foi a principal estrela da cerimônia de entra de maquinários pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nesta sexta-feira (25/10), em Várzea Grande. Perante quase 90 prefeitos e 200 vereadores, o governador Silval Barbosa (PMDB), o ministro Pepe Vargas (PT) e os deputados federais Eliene Lima (PSD), Carlos Bezerra (PMDB) e Ságuas Moraes (PT), entre outros, derramaram loas à gestão Dilma.

Pepe Vargas e Silval entregaram 78 máquinas para prefeituras de Mato Grosso que tem assentamentos rurais, com perspectiva de beneficiar 259 mil pessoas. No total, foram doadas 44 retro-escavadeiras e as 34 motoniveladoras, o que representa de R$20,5 milhões de investimentos da União.

“Agradeço à presidenta Dilma pela parceria que tem sido profícua para Mato Grosso, em diferentes áreas”, elogiou Barbosa. “A presidenta determinou tratamenot prioritário para Mato Grosso, no Ministério do Desenvolvimento Agrário”, endossou Pepe Vargas, após assinatura do termo de cooperação técnica para implantação do Comitê Articulador Estadual do “Programa Territórios da Cidadania”m no Estado.

Silval e Pepe Vargas só faltaram dizer que “bondosamente” Dilma atendeu aos municípios com o PAC 2 e a entrega de títulos urbanos do Programa Terra Legal, para Nobres e Novo Mundo.

Pepe Vargas destacou que Mato Grosso, além de ser o maior produtor de grãos: milho, soja; produtor de gado, é também o estado com o maior número de assentados regularizados, isso graças a participação do governo de Mato Grosso. Ele disse que a presidenta Dilma pediu para transmitir o grande apreço, resultado de grandes parcerias, e que isso pode ser sentido, pois hoje Mato Grosso é um grande canteiro de obras.

A criação do Comitê Articulador Estadual do “Programa Territórios da Cidadania” tem como objetivo principal a promoção do desenvolvimento econômico e universalização dos programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Em Mato Grosso o comitê será formado por treze membros de órgãos do governo federal, dez membros de órgãos estaduais e oito prefeitos.

O diretor regional do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Nelson Borges, lembrou que a agricultura familiar tem conquistado avanços históricos, no Governo Dilma. “São questões pontuais que estão sendo resolvidas, no médio prazo”, completa Nelson Borges.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeito Valdecir Luiz Colle, Chiquinho do Posto, de Juscimeira, representou os 141 prefeitos na solenidade. Ele afirmou se tratar de um momento de alegria para os municípios, principalmente os menores, que não possuem condições financeiras para aquisição dos equipamentos. Valdecir, que também é prefeito de Juscimeira, afirmou que todas as prefeituras carecem de motoniveladoras para manter as estradas vicinais e garantir a continuidade do escoamento da produção e o transporte escolar.
Imprimir