Notícias / Meio Ambiente
Abertas inscrições para produtores interessados em participar do Projeto Silvipastoril em Bagé – Integração Pastagem, Pecuária e Árvores
Embrapa Pecuária Sul
O projeto tem como objetivo principal proporcionar aos produtores do município desenvolver um sistema que integra a produção pecuária com o plantio de árvores na propriedade. Nesse sentido, estão sendo implantadas 20 Unidades Demonstrativas (UDs) em propriedades rurais, onde serão desenvolvidos experimentos de integração pecuária-floresta. Os interessados em participar devem procurar a Emater/RS-Ascar, no município de Bagé.
O Projeto Silvipastoril é desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul, Emater/RS/Ascar, Prefeitura Municipal de Bagé, URCAMP, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Instituto Federal Sul-rio-grandense, com financiamento do Ministério da Agricultura. Os produtores interessados em participar do projeto devem fazer a inscrição entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro. Podem realizar a inscrição produtores rurais com área entre 50 e 500 hectares e o Comitê Gestor do Projeto, na seleção, usará como critérios de escolha as propriedades rurais desprovidas de abrigo para o gado, com menor tamanho e localizada próximas entre si ou agrupadas por região.
O engenheiro agrônomo da Embrapa Pecuária Sul, Marco Antônio Karan, ressalta que o produtor não terá custo nenhum para participar do projeto. O Comitê Gestor disponibiliza um prestador de serviços que se encarregará do controle de formigas, preparo do solo (linhas de plantio), plantio das mudas, adubações e capinas, bem como o repasse dos insumos necessários para realizar as atividades. O produtor terá apenas a necessidade de mão de obra para instalação de cerca elétrica, raleios e implantação da pastagem.
O projeto prevê a implantação de 20 Unidades Demonstrativas (UDs) em propriedades rurais, além de duas Unidades para Demonstração e Pesquisa, sendo uma na sede da Embrapa e outra na URCAMP. As UDs estão sendo instaladas em uma área de três hectares, sendo que em parte da área são plantadas fileiras simples de eucalipto com espaço entre elas de 8 metros. Nas outras partes, as fileiras são implantadas com espaçamento de 16 metros e 24 metros entre elas. Os três espaçamentos permitirão a realização de comparações para definir qual a melhor opção para propriedades que queiram adotar a integração silvipastoril.