Imprimir

Notícias / Tecnologia

Embrapa comemora 40 anos com seminário sobre tecnologia

Canal Rural

Os 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foram comemorados nesta quinta, dia 26, em Porto Alegre, com a divulgação de novas tecnologias para facilitar o dia a dia dos produtores no campo.

Novidades como refinarias que utilizam matéria-prima verde para produzir combustíveis, produção agrícola com máquinas de precisão e, ainda, a nanotecnologia na agricultura, que nada mais é que a manipulação de átomos e moléculas, foram desenvolvidas pelas pesquisas que ajudam no aumento da produção de alimentos no Brasil.

Tecnologias que fascinam quem já está na atividade e também quem está chegando agora. O aluno do curso de tecnologia em agronegócio, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Jeferson Alflen, reconhece que o futuro da agricultura depende dessas inovações.

– A busca por novos conhecimentos, hoje, no mercado é fundamental para você manter a produtividade e lucratividade de qualquer atividade. Se você não mantém a lucratividade a busca por novas tecnologias e conhecimentos, acaba ficando para trás – disse Alflen.

O estudante, junto com colegas e empresários do setor, participou de um seminário que comemorou os 40 anos de existência da Embrapa.

– O Brasil resolveu nos anos 70 construir uma agricultura baseada em ciência. E as instituições cientificam tiveram um papel muito importante nessa trajetória da nossa agricultura dos últimos 40 anos. Nós saímos de uma situação de importador de alimentos, e nos tornamos um país seguro no sentido de fornecer alimentos para toda a sua população. A ciência teve, sim, uma participação fundamental no desenvolvimento da agricultura no Brasil – salienta o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes.

O evento serviu também para projetar o futuro da pesquisa agrícola no país.

– Temos situações cada vez mais preocupantes com as mudanças de clima, situações extremas de seca. Há necessidade muito grande de afastarmos a agricultura das fontes de energia fóssil. Ela ainda depende muito, seja para movimentar máquinas e equipamentos, seja para produção de insumos. Temos que trazer a agricultura para o campo dos insumos mais sustentáveis. Esse é um desafio muito grande. Daqui para o futuro pensar numa integração cada vez mais da nutrição, alimentação e saúde, para sairmos de uma situação de curar doenças e atrair jovens para fazer a carreira no campo – destaca Lopes.

O estudante Alflen conta que está se preparando para permanecer no campo.

– Tinha um grande êxodo rural até os anos de 95. De 1995 para cá, começou a ter uma nova visão. Os alunos, eu como aluno de uma Instituição Federal, todos estão buscando novos conhecimentos, pois, hoje, o setor do agronegócio como um todo está trazendo valores, preços, que dão valor a atividade agrícola. É um setor lucrativo – enfatiza o aluno.

Imprimir