Notícias / Geral
Embrapa mostra a ciência nos biocombustíveis
Embrapa
Etanol só se faz com cana-de-açúcar? O que é biodiesel? Que ‘cara’ têm os grãos de que se extraem os óleos com que se produz o biodiesel? Crianças e adultos estão encontrando respostas para essas e muitas outras perguntas no estande da Embrapa Agroenergia, na exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília/DF. A feira começou terça-feira (16) e segue até domingo (21), no Parque da Cidade, em Brasília (DF).
Estudantes do 4º ano do Centro de Ensino Fundamental da quadra 215 Norte aceitaram prontamente o convite para aprender como se faz etanol. Eles descobriram que qualquer material que contenha açúcar pode ser transformado nesse biocombustível , com a ajuda da ciência e de seres que nem conseguimos ver: os microrganismos. Airton Rodrigues, de 9 anos, disse que uma placa de Petri com uma cultura de leveduras foi o que mais lhe chamou a atenção. “Eu nunca tinha visto”, exclamou.
O colega Raul Souza, de 10 anos, diz que, no estande da Embrapa, aprendeu como se faz o biodiesel, que existem várias matérias-primas e que é bom para o meio ambiente. O estudante resumiu sua impressão da visita em duas palavras: “muito legal!”.
Além da Embrapa Agroenergia, outras quatro unidades da Embrapa estão participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília. No estande, que fica no setor de segurança alimentar, os visitantes podem conhecer formas de cultivar hortas em pequenos espaços e rochas que podem ser usadas como fonte de nutrientes para agricultura, com as equipes da Embrapa Hortaliças e da Embrapa Cerrados. . Também podem ter um dia de cientista, no minilaboratório montado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Uma área do estande foi reservada para um minicinema e computadores em que os estudante podem acessar o “Contando ciência na web”, um “site” repleto de informações preparadas pela Embrapa Informação Tecnológica para quem tem entre 6 e 14 anos de idade.
Ainda para o público infanto-juvenil, a Embrapa Agroenergia elaborou a cartilha “Conhecendo um pouco os biocombustíveis”,