Imprimir

Notícias / Geral

"Estamos comprometidos em avançar no ranking nacional", diz Luluca sobre aumento de produção do café em MT

Da Redação- Amanda Divina

O secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, afirmou que está comprometido com o avanço da produção de café em Mato Grosso. Na safra 23/24, o estado deve produzir pelo menos 270 mil sacas do grão. Atualmente, o estado ocupa o 9º lugar como o maior produtor do país.

Leia também:
Mauro Mendes comemora aumento da produção de café: "não se espante se MT tornar-se um dos maiores produtores"


O Brasil é o maior produtor do grão de café no mundo. Essa cultura tem um forte apelo social, tendo em vista a grande concentração de produção em propriedades familiares onde as lavouras são cultivadas.

Atualmente, Minas Gerais é o maior produtor de café do país seguido pelo Espírito Santo, São Paulo e Bahia. Ao longo dos anos, Mato Grosso também apresentou um crescimento na produção do grão e passou a ocupar o  9º lugar.

Um Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que Mato Grosso tem previsão de crescimento de 4% na produção do café na safra de 23/24 que deve atingir mais de 270 mil sacas.

O aumento na produção é decorrente da expansão de área e do melhor manejo. Luluca também apontou que o fornecimento gratuito de mudas, fertilizantes e kits de irrigação também auxiliou na rápida expansão da produção.

“Os investimentos que estamos fazendo com a entrega de mudas e kits de irrigação, assim como as pesquisas em desenvolvimento, são essenciais para ampliar a produção e a qualidade do nosso café. Estamos comprometidos em avançar no ranking nacional de produção”, afirmou que o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.

Os cincos maiores produtores de café em Mato Grosso são Colniza, Juína, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu. Em Mato Grosso é realizado diversos estudos para conseguir identificar os melhores clonais para o cultivo do grão.
Imprimir