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Notícias / Agronegócio

MT registra aumento na abertura de novas empresas; Estado poderá ser responsável por 28,8% da produção nacional de grãos

Da Redação - Luana Ignacio

Mato Grosso fica em 1º lugar no ranking nacional em crescimento da indústria do agronegócio pelo segundo ano consecutivo. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o estado registrou um aumento de 31,7% na abertura de novas empresas, com um incremento de 21,3% representando um segundo melhor desempenho da indústria.  Além disso, poderá ser responsável por 28,8% da produção nacional de safra de grãos, estimativa feita pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

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Diante as informações, Cristhiane Athayde, empresária do segmento de registro de marcas e patentes no mercado brasileiro, afirma que pesar dos números exorbitantes, ainda há uma defasagem enorme no resguardo das propriedades, o que acende o “alerta para a proteção de marcas. Ela reforça também a importância das ações para o crescimento econômico.

“O registro é a única forma de proteger o nome legalmente de cópias praticadas por concorrentes. Além disso, garante que a marca do negócio seja daquela determinada empresa, uma forma de ganhar espaço no mercado ao avalizar direitos de propriedade de um lançamento de produto importante. O principal objetivo é assegurar o registro de marcas e patentes, dessa forma tornando exclusivas e únicas nos respectivos ramos de atuação.
Vale ressaltar que dos empresários consolidados aos novos empreendedores de todos os segmentos, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o “INPI” que possui o processo correto para todos os registros de marcas, patentes, produtos, softwares e demais situações a serem resguardadas, “pontou a empresária.

Cristhiane também declara que as marcas registradas elevam o potencial de confiança e atratividade nos consumidores uma vez que o selo atesta que sua operação tem procedência e zelo interno e externo.

“A   marca do empreendimento além de estar entre os mais importantes patrimônios, é também a sua identidade, essencial em todos os ramos do comércio. Ela certifica e mostra com o que a empresa trabalha, produtos e serviços que fornece, certificando suas conformidades, diferenciando-a de outras empresas. Recentemente alteramos o nome da empresa, visando trazer uma logo diferente ao mercado e aos nossos clientes, ou seja, estamos em constante evolução e essa troca de marca traz inovação e tecnologia. Com a logo e um novo nome sentimos a necessidade de registrar, visando proteger legalmente e pensando no direito de uso exclusivo, afim de evitar possíveis cópias, ganhar espaço no mercado cada vez mais e consolidar a marca nova”, explica o gerente de empresa do agronegócio do município de Sinop, Ricardo José de Mello, ao exemplificar sobre o cuidado que o mercado deve ter e prever na abertura de qualquer negócio.
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