Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Economia

AUMENTO DE 38,7% FRENTE A 2011

Mato Grosso exporta 16.5 mil toneladas de carne bovina em setembro; bom desempenho

A exportação de setembro, apesar de ser 4.7% menor que a de agosto passado, revela o bom desempenho do setor. O montante exportado é superior em 38,7% frente ao mesmo mês de 2011

Foto: Elaboração Imea

Mato Grosso exporta 16.5 mil toneladas de carne bovina em setembro; bom desempenho
O Estado de Mato Grosso exportou 16,5 mil toneladas de carne bovina in natura durante o mês de setembro, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (Mdic). O volume é o segundo maior enviado ao exterior durante o ano, perdendo apenas para agosto, quando foram embarcadas 17.4 mil toneladas.

A exportação de setembro, apesar de ser 4.7% menor que a de agosto passado, revela o bom desempenho do setor. O montante exportado é superior em 38,7% frente ao mesmo mês de 2011, quando foram embarcadas 11,9 mil toneladas do produto. O volume também garantiu ao Estado a segunda maior participação nas exportações brasileiras, com 18,2%, cujo volume embarcado pelo Brasil foi de 90,9 mil toneladas.

Já no acumulado do ano, o aumento das exportações foi de 74.7%. Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (imea), o principal fator responsável pelo aumento na comparação de janeiro a setembro deste ano foi a valorização da taxa cambial em 14% no mesmo período, “fazendo com que a carne bovina in natura mato-grossense, quando remunerada em dólar, ficasse mais barata no mercado externo, estimulando as vendas, apesar de o cenário internacional não apresentar grandes expectativas para as importações”, pontua o Imea.

Os países que mais contribuíram para que o Estado mantivesse o bom desempenho nos embarques em setembro foi Hong Kong (6%) e Egito (32,5%). No acumulado dos nove primeiros meses deste ano, o Estado embarcou 116,9 mil toneladas de carne bovina in natura, volume este 10% superior ao acumulado no mesmo período do ano passado.

Contribuiu para o aumento das exportações a valorização média de 16% na taxa cambial dos últimos 12 meses, saindo de R$ 1,75 em setembro de 2011 para R$ 2,03 em setembro de 2012. “Isso faz com que o produto pago em dólar fique mais barato no exterior, aumentando assim o poder de compra desses países”, explica o boletim da bovinocultura, elaborado pelo Imea.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet