Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

IqPR sobe 1,43% na primeira quadrissemana de outubro

Os produtos que apresentaram as maiores quedas foram: banana nanica (12,47%), carne suína (8,19%) e ovos (4,82%).

O IqPR (Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista ) registrou alta de 1,43% na primeira quadrissemana de outubro, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura de São Paulo. Os índices estão positivos desde junho, completando a 17ª quadrissemana consecutiva de elevação.

Os produtos que registraram as maiores altas foram: batata (33,88%), feijão (25,30%), arroz (8,38%), carne bovina (5,77%) e soja (5,17%). O clima quente e seco ocasionou menor produtividade agrícola, ocasionando menos produção da batata, que provocou a elevação de seus preços.

O fim da safra de inverno e o atraso no plantio da safra das águas na região sudeste de São Paulo, devido à total falta de chuvas nas primeiras semanas de setembro estimularam a alta dos preços do feijão. A menor oferta do arroz causada pela seca e a retenção da oferta pelos produtores motivaram o reajuste dos preços do produto do campo ao consumidor final.

Na carne bovina, a baixa qualidade das pastagens reduziu a oferta de animais prontos para o abate, acarretando a valorização da arroba do boi gordo.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas foram: banana nanica (12,47%), carne suína (8,19%) e ovos (4,82%).



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet