Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

ENCONTRO APROLEITE

Palestra em Cuiabá aborda perspectivas para o mercado de leite no Brasil e no mundo

Foto: Divulgação

Palestra em Cuiabá aborda perspectivas para o mercado de leite no Brasil e no mundo
O 1º Encontro Aproleite, que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Cenarium Rural, em Cuiabá, discutirá vários assuntos ligados à cadeia produtiva do leite de Mato Grosso. No dia nove, das 13h30 às 15h30, o analista e consultor de mercado da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro, falará sobre “O que esperar do mercado de leite no Brasil e no mundo”.

Formado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ribeiro é consultor e analista de mercado da Scot Consultoria. Coordena as divisões de pecuária de leite, grãos, insumos, avaliação e perícia. É editor-chefe da Carta Leite, da Carta Grãos e do Relatório do Mercado de Leite, publicações da Scot Consultoria, colaborador das revistas Balde Branco, O Girolando, Agroanalysis, Pecuária de Corte, entre outras. Além disso, realiza palestras, cursos e treinamento nas áreas de mercado de leite, boi, grãos e assuntos relacionados à pecuária e agricultura em geral.

Durante sua apresentação, Ribeiro abordará um panorama da cadeia e destacar as principais expectativas para o mercado leiteiro para os próximos anos no Brasil e no mundo. “Entre os pontos que discutiremos estão a situação atual do mercado do leite e perspectivas, o crescimento da demanda por lácteos no Brasil, a produção e produtividade da pecuária de leite no país, custo de produção versus preço do leite, mercado internacional, além de exportações e importações brasileiras de lácteos. São assuntos que o produtor precisa saber para se preparar para os novos desafios da cadeia do leite nos próximos anos”, destaca o palestrante.

O presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Alessandro Casado, comenta que a programação do evento está praticamente fechada. “Só incluímos temas do dia a dia do produtor de leite. Este encontro será uma oportunidade para os produtores de leite do estado se atualizarem e discutir as prioridades do setor”.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 20 de outubro pelo site www.encontroaproleite.com.br.

O 1º Encontro Aproleite é uma realização da Aproleite, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Organização e Sindicato das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT), Imea, Scot Consultoria e Sindicatos Rurais.

A Famato, o Senar-MT, o Imea e os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso formam o Sistema Famato. Acompanhe-nos pelas redes sociais, na Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e no perfil no Twitter (@sistemafamato).



Programação:

08.11 – Quinta-feira

14h: Credenciamento
19h: Solenidade de Abertura

09.11 – Sexta-feira

8h às 9h30: A nova regra do mercado: produzir leite com qualidade (Instrução Normativa 62) – Guilherme Nunes de Souza, pesquisador da Embrapa Gado de Leite
9h30 às 10h: Café com leite
10h às 11h30: Painel Sistemas de produção de leite: intensificação de pastagens ou confinamento? – Craig Bell, diretor da Leitíssimo e Roberto Jank Jr, sócio proprietário da Agrindus
11h30 às 13h30: Almoço
13h30 às 15h30: O que esperar do mercado do leite no Brasil e no mundo – Rafael Ribeiro, analista da Scot Consultoria
15h30 às 16h: Café com leite
16h às 17h: Painel Associativismo e Cooperativismo: dois modelos de organização. Case de sucesso: a força da representatividade no associativismo – Carlos Fávaro, presidente da Aprosoja;
Cooperativismo: uma outra visão de empreendedorismo
17h às 18h - A educação transformada em resultados na produção de leite – Rui Prado, presidente do Conselho Administrativo do Senar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet