Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

DESAFIO PET: Ribeirinhos demonstram interesse em alternativas sustentáveis

A importância dos recursos naturais para as comunidades ribeirinhas e opções sustentáveis de geração de renda respeitando a realidade local foram temas abordados pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Antonio de Almeida Rios, por meio de palestras do "Desafio Pet: Aventura no Rio Cuiabá", realizado pelo Grupo de Escoteiros Uniselva, com patrocínio do Senar no último final de semana.

O instrutor de Educação Ambiental do Senar ministrou duas palestras. A primeira, na sexta-feira, voltada para os escoteiros e pais que tratou dos itens indispensáveis para se fazer um diagnostico socio-ambiental durante o trajeto de aproximadamente 40 quilômetros pelo rio Cuiabá. E outro na comunidade Engenho Velho, no município de Santo Antonio do Leveger, ponto de acampamento dos escoteiros.

Na oportunidade, moradores foram convidados para participar da palestra "Gestão de Recursos Ambientais". "O assunto de maior interesse da comunidade foi em relação a pesca, já que estão sendo discutidas alterações na Lei de Pesca do Estado", lembrou o instrutor. "Com essa realidade abordamos alternativas econômicas viáveis e sustentáveis para a região, a exemplo da piscicultura, apicultura ou mesmo empreendedorismo com valorização do Cerrado", citou Antonio Rios. "Explicamos que o Senar oferece gratuitamente treinamentos que qualificam os moradores para essas atividades e que contribuem dessa maneira para o desenvolvimento regional", explicou.

O Desafio Pet é um projeto da Associação dos Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Uniselva (Apageu), fundada há 31 anos com sede na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante três meses cerca de 20 escoteiros recolheram milhares de garrafas Pet para construírem jangadas flutuantes com técnicas escoteiras. Dividido em quatro equipes e usando as embarcações eles percorreram o trajeto de Cuiabá a Santo Antonio, com apoio logístico da Marinha e do Corpo de Bombeiros. "Alcançamos o nosso objetivo com sucesso, que foi realizar diagnostico sobre o rio e trocar experiências com as comunidades tradicionais", afirmou a coordenadora do projeto, Vânia Arantes. Ela explica que as atividades terão continuidade. "No próximo sábado vamos nos reunir para preparar o relatório dessa aventura", completou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet