Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Rede AgroHidro promove seminário sobre água e sustentabilidade da agricultura

A Rede AgroHidro promove, na semana de 15 a 18 de outubro, no Rio de Janeiro, seminário com o tema “Água: Desafios para a Sustentabilidade da Agricultura”. A rede de pesquisa, liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, tem como objetivos gerar conhecimento e ferramentas para avaliar em diferentes biomas brasileiros as alterações hidrológicas resultantes de mudanças climáticas e de uso da terra, com vista à sustentabilidade da agricultura e à manutenção da qualidade de vida das comunidades rurais.

Para o coordenador da Rede e pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Lineu Rodrigues, é fundamental entender quais serão os impactos advindos das mudanças climáticas e de uso da terra nos recursos hídricos e na produção de alimentos. Ele cita, como exemplo, a região do Cerrado, onde se observa que a cultura da cana-de-açúcar vem substituindo outras culturas e já se observam conflitos pelo uso da água. Por isso, acredita que é preciso verificar como esse processo vai afetar a dinâmica da bacia hidrográfica e qual será o reflexo na produção de alimento.

A Rede AgroHidro é composta por mais de 50 pesquisadores de diversos centros da Embrapa e de instituições parceiras. As informações geradas pela Rede deverão subsidiar a gestão dos recursos hídricos e contribuir para a sustentabilidade da agricultura nas bacias hidrográficas do País.

Seminário - estruturado de forma a trazer para o debate atores estratégicos na questão água e alimento, a abertura do evento será na noite do dia 15, na sede do Serviço Geológico do Brasil, com a palestra do professor Rien van Genuchten. No dia 16, representantes de várias instituições nacionais e internacionais debaterão os temas: mudanças climáticas e do uso da terra e suas implicações nos recursos hídricos e sustentabilidade da agricultura.

No dia 17, serão apresentados estudos e experiências em redes de monitoramento hidrológico, bacias experimentais e estruturação de redes de pesquisa. O dia 18 será dedicado à apresentação e discussão do projeto de pesquisa “Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos: diagnose e propostas de adaptação e mitigação em bacias hidrográficas nos diferentes Biomas brasileiros”.

Além disso, serão discutidas questões relacionadas à integração da base de dados de recursos hídricos e possibilidade de parcerias e de integração entre redes de pesquisa brasileira. A intenção é evitar duplicação de esforços e aproveitar toda a experiência e esforço já feito pelas diversas instituições. “A ideia é que a base de dados da Embrapa possibilite realizar diversas simulações, já que estará integrada a uma base de dados de solo e de cobertura vegetal”, explica Rodrigues.

Neste seminário estarão presentes pesquisadores de diversos centros de pesquisa da Embrapa, incluindo a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de diversas instituições parceiras, estratégicas para o desenvolvimento do tema no Brasil. O seminário conta com o apoio da Agrisus, CNPq, CPRM, Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet